Judoca francês Teddy Riner reina supremo e conquista 4ª medalha de ouro olímpica em Paris

Por Julien Pretot e Zhifan Liu

PARIS (Reuters) - O francês Teddy Riner chegou nesta sexta-feira à conquista de sua quarta medalha de ouro olímpica no judô, um recorde, levando a torcida local nos Jogos de Paris 2024 à loucura ao derrotar o número um do mundo, Kim Minjong, da Coreia do Sul, e conquistar o título na categoria acima de 100kg.

O judoca de 35 anos, o atleta mais condecorado do judô nos Jogos Olímpicos com seis medalhas, agora detém o recorde francês de quatro títulos nos Jogos Olímpicos de Verão, depois de conquistar os ouros individuais nos Jogos de Londres e do Rio e um título por equipe em Tóquio.

Os torcedores estavam pulando em seus assentos, fazendo tremer as arquibancadas da Arena Champs de Mars, quando Riner, que acendeu a pira olímpica da Paris 2024 com a tricampeã olímpica Marie-Jose Perec, aplicou o ippon da vitória ao campeão mundial com um Harai-gochi faltando apenas 16 segundos para o fim da luta de quatro minutos.

O rugido da multidão foi ensurdecedor, e o presidente Emmanuel Macron veio parabenizar o campeão.

Os torcedores franceses começaram uma interpretação improvisada da Marselhesa, hino nacional do país, no meio de um jogo de vôlei de praia entre Brasil e Holanda no local próximo à Torre Eiffel quando a notícia chegou.

"É uma loucura, estou muito feliz. Isso mostra que o trabalho compensa. Eu sempre disse isso, mas agora é pura felicidade, pura felicidade", disse Riner, que teve uma sequência de 154 vitórias de 2010 a 2020.

"Quando está escrito, está escrito, é tudo o que tenho a dizer. É uma loucura."

No final da luta, Riner mostrou três dedos, uma clara referência aos seus três títulos individuais -- um recorde que ele compartilha com o japonês Tadahiro Nomura, que ganhou três títulos consecutivos na categoria até 60kg nos Jogos de 1996, 2000 e 2004.

Continua após a publicidade

Riner, que também tem duas medalhas de bronze, ultrapassou a marca de cinco medalhas olímpicas no judô da japonesa Ryoko Tani, que conquistou cinco medalhas consecutivas nos Jogos de 1992 a 2008.

Riner, 11 vezes campeão mundial, também ganhou suas medalhas em cinco Olimpíadas -- Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio em 2021 e Paris 2024.

(Reportagem adicional de Michel Rose)

Deixe seu comentário

Só para assinantes