Presidente chinês elogia equipe olímpica por "moralidade" em meio a escrutínio sobre doping

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, elogiou nesta terça-feira a delegação olímpica chinesa por manter altos padrões de "moralidade, estilo e limpeza" em sua busca por medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.

Seu comentário foi feito em meio a um novo exame minucioso sobre questões de doping envolvendo nadadores chineses e ao aumento dos esforços do governo para abordar a cultura dos fãs de esportes, depois que torcedores usaram a mídia social para atacar e espalhar boatos sobre os atletas olímpicos do país.

No Grande Salão do Povo, Xi elogiou os atletas por suas conquistas, disciplina exemplar e boas maneiras.

"Em campo, (os atletas olímpicos chineses) obedeceram às regras, respeitaram os adversários (...) mantiveram boa disciplina e etiqueta civilizada", disse Xi em sua reunião com os atletas.

A equipe de natação chinesa tem enfrentado um exame minucioso desde a revelação, em abril, de que 23 nadadores testaram positivo para um medicamento cardíaco proibido em 2021, mas tiveram permissão para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio naquele ano.

O nadador Pan Zhanle, que estabeleceu recorde mundial nos 100 metros livre, revelou que foi submetido a 21 testes de doping de maio a julho antes dos Jogos.

A agência antidoping da China rebateu a Agência Antidoping dos EUA pelo que chama de "padrões duplos hipócritas" e pediu à Agência Internacional de Testes que aumente os testes dos atletas de atletismo dos EUA.

A China tem se concentrado cada vez mais no desenvolvimento esportivo, o que, segundo Xi, reflete a força crescente do próprio país.

As autoridades têm lidado ativamente com comportamentos perturbadores e agressivos dos torcedores. No início de agosto, a polícia de Pequim prendeu uma mulher suspeita de difamar uma jogadora de tênis de mesa e seu técnico.

Continua após a publicidade

Pan, por sua vez, retirou a página de seu grupo de fãs na plataforma de mídia social Weibo e disse à emissora estatal CCTV que prefere manter a discrição.

(Reportagem da Redação de Pequim)

Deixe seu comentário

Só para assinantes