Goleiro Manuel Neuer se aposenta da seleção da Alemanha aos 38 anos

(Reuters) - O goleiro alemão Manuel Neuer anunciou sua aposentadoria das seleção do país nesta quarta-feira, depois de jogar 124 vezes pela equipe nacional desde 2009.

O jogador do Bayern de Munique, de 38 anos, ganhou a luva de ouro quando a Alemanha venceu a Copa do Mundo de 2014.

"O dia de hoje marca o fim da minha carreira na seleção alemã de futebol", escreveu Neuer no Instagram.

"Quem me conhece sabe que não tomei essa decisão de espírito leve. Eu me sinto muito bem fisicamente e, é claro, a Copa do Mundo de 2026... também teria me atraído."

"E, no entanto, cheguei à decisão de que agora é exatamente o momento certo para encerrar meu capítulo na equipe nacional", acrescentou.

A Federação Alemã de Futebol (DFB) disse que Neuer foi um dos maiores goleiros de todos os tempos.

"Todas as palavras parecem muito pequenas. Mas elas vêm do coração: Obrigado, Manu", disse a federação em um comunicado.

"Por seus sucessos únicos e extraordinários, é claro. Mas especialmente por sua camaradagem, sua dedicação, sua inspiração para outros jogadores e milhões de torcedores e jogadores de futebol em todo o mundo."

"Você mudou a forma do goleiro jogar, você moldou isso. Assim como esta equipe. Sua equipe. Como reserva. Como capitão. Como um modelo a ser seguido. Como campeão mundial. Como amigo. Sentiremos sua falta!"

Continua após a publicidade

A aposentadoria de Neuer ocorre dois dias depois que o meio-campista Ilkay Gundogan também se aposentou da seleção da Alemanha.

O Bayern, clube de Neuer, com o qual ele ganhou 11 títulos da Bundesliga, dois da Liga dos Campeões e dois do Mundial de Clubes, começa sua campanha no campeonato contra o Wolfsburg no domingo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes