Topo

Horner diz que Red Bull está presa em um círculo vicioso

02/09/2024 10h20

Por Alan Baldwin

MONZA, Itália (Reuters) - A perda de desempenho da Red Bull depois de dominar a última temporada decorre de problemas de equilíbrio do carro, criando um círculo vicioso para os campeões da Fórmula 1, de acordo com o chefe da equipe, Christian Horner.

Relacionadas

A equipe ganhou 21 das 22 corridas em 2023, a campanha mais vitoriosa da história, com o tricampeão Max Verstappen conquistando 19 dessas vitórias.

O Grande Prêmio da Itália de domingo estendeu a sequência de derrotas da Red Bull e de Verstappen para seis corridas e deixou o piloto holandês 62 pontos à frente de Lando Norris, da McLaren, faltando oito provas.

Verstappen disse aos repórteres em Monza, depois de terminar em sexto lugar, que seu carro havia se tornado um monstro e sentiu que os dois títulos estavam em risco.

"Acho que este circuito expôs as deficiências que temos no carro em relação ao ano passado", afirmou Horner.

"É possível ver que temos uma desconexão no equilíbrio que simplesmente não está funcionando."

"Assim que você chega a essa situação, você sofre com os pneus. Você acaba compensando, mudando o equilíbrio, protegendo um problema e criando outro. Assim, você acaba entrando em um círculo vicioso."

"Acho que isso já vem ocorrendo há algum tempo. Acho que, na verdade, analisando os dados, houve problemas no início do ano com relação às características. Acho que outros, obviamente, deram um passo à frente e, à medida que aumentamos o pacote, o problema ficou exposto", disse.

Alguns desses problemas, acrescentou ele, já haviam sido observados em Austin no ano passado.

O britânico disse que Verstappen e seu companheiro de equipe, Sergio Perez, tentaram compensar a situação acalmando a traseira do carro, mas isso teve consequências para a dianteira, resultando em subviragem e desgaste excessivo dos pneus.

Ele disse que a vitória da Ferrari, em vez da McLaren, foi uma ajuda, mas a Red Bull precisa encontrar uma solução rápida ou sofrerrá as consequências.

"Com base no desempenho de hoje, pode-se dizer que ambos (os títulos) estão sob pressão absoluta", acrescentou. "Fomos o quarto carro mais rápido hoje e essa é a realidade. Temos que dar a volta por cima."

Apesar da preocupação de Verstappen, Horner disse que o campeão não estava mostrando sinais de pânico.

"Ele está trabalhando com os engenheiros, está explicando muito claramente onde estão os problemas, está dedicando tempo e esforço", declarou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Horner diz que Red Bull está presa em um círculo vicioso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1