Atacante Luis Suárez anuncia aposentadoria da seleção uruguaia

(Reuters) - O atacante uruguaio Luis Suárez anunciou sua aposentadoria da seleção na segunda-feira, encerrando uma carreira de 17 anos com a equipe nacional como artilheiro, com 69 gols.

O jogador de 37 anos, que tem 142 partidas pela seleção de seu país, estreou na equipe em 2007 e foi fundamental no time que chegou às semifinais da Copa do Mundo de 2010 e venceu a Copa América um ano depois.

"Sexta-feira será minha última partida com a seleção do meu país", disse Suárez, emocionado, em entrevista coletiva.

"O fato de que é minha decisão aposentar e que não estou aposentando por causa de lesões ou que eles pararam de me chamar por uma coisa ou outra, isso me dá muito conforto, me ajuda individualmente."

"É difícil, mas me dá tranquilidade saber que até o último jogo eu dei tudo de mim e que essa chama não se apagou aos poucos", acrescentou o atacante.

O Uruguai enfrenta o Paraguai no estádio Centenário, em Montevidéu, na sexta-feira, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, antes de enfrentar a Venezuela quatro dias depois.

Suárez marcou o gol nos acréscimos contra o Canadá que garantiu o terceiro lugar na Copa América em julho e o atacante acrescentou que um de seus objetivos era mostrar que poderia continuar a contribuir com a equipe nacional.

"Meu sonho era que meus filhos me vissem ganhar algo importante com a seleção... aquele último gol foi muito bom para eles e, mesmo que não fosse um troféu para levar para casa, foi muito bom para eles", disse.

"Eu queria mostrar às pessoas novamente que posso continuar a contribuir com a seleção e, bem, eu tive a Copa América e, sim, eu poderia ter feito isso (me aposentar) perfeitamente depois disso, mas, depois de analisar a situação, quero fazer isso com meus torcedores, no meu estádio."

Continua após a publicidade

"Quero que meus filhos vivam essa experiência. Dizer adeus com as pessoas daqui é algo que não sei se muitos já fizeram", completou ele.

Suárez já disse que o Inter Miami será seu último clube depois de se juntar ao time da Major League Soccer no ano passado para se reunir com os ex-companheiros de Barcelona Lionel Messi, Sergio Busquets e Jordi Alba.

(Reportagem de Angelica Medina na Cidade do México)

Deixe seu comentário

Só para assinantes