Reação sensacional rende a Pegula encontro com Sabalenka na final do Aberto dos EUA

Por Amy Tennery

NOVA YORK (Reuters) - Os aplausos da torcida da casa ecoaram pelo Estádio Arthur Ashe na quinta-feira, quando Jessica Pegula conseguiu uma surpreendente virada para vencer Karolina Muchova por 1-6, 6-4 e 6-2 e marcar um encontro com Aryna Sabalenka em sua primeira final de Grand Slam.

A perspectiva de uma final totalmente norte-americana já havia sido frustrada quando a bielorrussa Sabalenka derrotou Emma Navarro por 6-3 e 7-6(2) e, por um tempo, na outra partida, parecia que o país anfitrião não estaria representado na decisão do título.

Jogando em sua primeira semifinal de um grande torneio, Pegula parecia uma novata contra Muchova em um set de abertura desastroso, mas de alguma forma virou o jogo contra a tcheca.

"Tudo se resume a momentos realmente pequenos que mudam o ímpeto", disse Pegula.

"Ela me fez parecer uma iniciante... eu estava prestes a começar a chorar porque era constrangedor."

"Comecei a jogar como eu queria jogar... demorou um pouco, mas, sinceramente, não sei como consegui mudar isso", completou.

Pegula conseguiu apenas três bolas vencedoras no primeiro set, enquanto Muchova não mostrou sinais de estar enferrujada, apesar de ter retornado recentemente de uma lesão no pulso que a afastou por cerca de 10 meses.

Com a famosa e barulhenta quadra principal mortalmente silenciosa, a tcheca parecia que poderia passar por cima da adversária durante o resto da partida após abrir 2-0 no segundo set.

Continua após a publicidade

Pegula, no entanto, gradualmente encontrou a forma que a levou a vencer 14 de suas 15 partidas anteriores, quebrando a adversária no quarto game e novamente no sexto.

Muchova quebrou novamente no sétimo game, mas os erros estavam se acumulando e ela mostrou seu nervosismo ao cometer uma dupla falta no set point, dando a Pegula uma oportunidade que ela não desperdiçou.

Empurrada pela torcida, Pegula venceu os três primeiros games de um set final quase perfeito e ergueu as mãos em êxtase após quebrar Muchova em seu segundo match point com uma bela devolução de forehand.

Sabalenka, vice-campeã contra a norte-americana Coco Gauff no ano passado, havia confiado em sua força superior para dominar a 13ª cabeça-de-chave Navarro, com mais de 34 bolas vencedoras e fechando a partida com um satisfatório smash no match point.

Navarro derrotou Gauff na quarta rodada, mas não foi páreo para a bicampeã do Aberto da Austrália, mesmo com a torcida da casa a incentivando.

Sabalenka, que, em tom de brincadeira, ofereceu ao público uma rodada grátis de bebidas se eles a apoiassem em vez da tenista da casa, provocou os torcedores após a vitória.

Continua após a publicidade

"Agora vocês estão torcendo por mim - uau - é um pouco tarde", disse.

"Mesmo que vocês estivessem torcendo por ela, eu estava arrepiada. Ela é uma ótima jogadora, uma adversária muito difícil."

Deixe seu comentário

Só para assinantes