Ex-zagueiro da França e do Real Madrid Raphael Varane anuncia aposentadoria

(Reuters) - O zagueiro francês Raphael Varane, campeão da Copa do Mundo de 2018, anunciou sua aposentadoria do futebol, aos 31 anos, nesta quarta-feira, encerrando uma carreira de sucesso após sofrer uma grave lesão no joelho.

Varane disputou 93 partidas pela França entre 2013 e 2022, com um papel fundamental na vitória do país na Copa do Mundo de 2018 na Rússia e também no vice-campeonato, quatro anos depois, no Catar. Ele se aposentou do futebol de seleções em 2023.

O zagueiro começou sua carreira no Lens, da primeira divisão francesa, antes de se juntar ao Real Madrid em 2011, pelo qual jogou 360 vezes e ganhou três títulos do Campeonato Espanhol e quatro da Liga dos Campeões. 

Varane foi contratado pelo Manchester United em 2021, disputando 95 partidas em todas as competições pelo time inglês e o ajudando a conquistar a Copa da Liga em 2023 e a Copa da Inglaterra em 2024, antes de se transferir em julho para o Como, clube da primeira divisão italiana, no qual sofreu uma lesão no joelho em sua estreia.

"Eu caí e me levantei mil vezes e, desta vez, é o momento de parar e pendurar minhas chuteiras, ganhando um troféu em Wembley no meu último jogo", escreveu Varane, em uma publicação no Instagram, referindo-se ao título do United na Copa da Inglaterra em maio.

"Não me arrependo de nada, não mudaria nada. Ganhei mais do que poderia ter sonhado, mas, além dos elogios e troféus, tenho orgulho de que, não importa o que aconteça, eu me mantive fiel aos meus princípios de ser sincero e tentei deixar todos os lugares melhores do que os encontrei."

Varane acrescentou que permaneceria em Como em um papel de não jogador.

"Uma nova vida começa fora do campo. Eu continuarei no Como. Só que sem usar minhas chuteiras e caneleiras. Estou ansioso para falar mais sobre isso em breve", disse Varane.

Em abril, o zagueiro disse que as concussões sofridas ao longo de sua carreira haviam "danificado seu corpo" e enfatizou a importância de conscientizar os jogadores sobre os perigos das cabeçadas.

Continua após a publicidade

O francês disse que havia sofrido uma concussão alguns dias antes de jogar na derrota da França por 1 x 0 para a Alemanha pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, e também defendendo o Real Madrid em uma derrota para o Manchester City no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões de 2020.

(Reportagem de Aadi Nair em Nashik, Índia)

Deixe seu comentário

Só para assinantes