Rodri está fora da temporada após romper o ligamento, confirma Guardiola
Por Lori Ewing
MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) - O meia Rodri, do Manchester City, perderá o resto da temporada após romper o ligamento cruzado anterior, confirmou o técnico Pep Guardiola nesta sexta-feira, um grande golpe para a busca de sua equipe pelo quinto título consecutivo do Campeonato Inglês
Rodri foi submetido a uma cirurgia para tratar da lesão no início desta sexta-feira, disse Guardiola.
"Cirurgia esta manhã, LCA e alguns meniscos (cartilagem), na próxima temporada ele estará aqui. Esta temporada acabou", disse Guardiola, a repórteres. "Infelizmente, tivemos o pior, mas essas coisas acontecem. Nós estaremos lá para apoiá-lo em sua recuperação, passo a passo."
O espanhol machucou o joelho direito durante o empate por 2 x 2 do Manchester City com o Arsenal pela Premier League no último domingo.
A equipe de Guardiola lidera a tabela com 13 pontos antes do confronto de sábado contra o Newcastle.
A lesão é um acontecimento cruel dias depois de Rodri, 28 anos, alertar sobre uma possível greve de jogadores por causa da carga de trabalho cada vez maior.
Rodri é considerado um dos favoritos para ganhar a Bola de Ouro depois de levar o City a uma inédita quarta Premier League consecutiva, antes de ser nomeado o melhor jogador da Eurocopa 2024, na qual a Espanha foi campeã.
"O que ele nos dá, não temos um jogador semelhante. Mas os outros podem, todos juntos, substituir o que Rodri nos deu desde sua chegada. Teremos de fazer isso como uma equipe e encontrar uma maneira de jogar muitas partidas sem um jogador importante para nós", acrescentou Guardiola.
Rodri pareceu ter lesionado o joelho aos 21 minutos do segundo tempo no Estádio Etihad no último domingo e parecia estar sentindo muita dor enquanto recebia tratamento no gramado antes de sair mancando.
O meio-campista, que chegou ao City do Atlético de Madri em 2019, deixa um grande vazio, com o City invicto em jogos nos quais ele foi titular pela liga inglesa desde fevereiro de 2023.
"Somos mais fortes com ele e mais fortes com (Nathan) Aké, (Oscar) Bobb e Kevin (De Bruyne), mas é isso que acontece", disse Guardiola, enumerando sua lista de jogadores lesionados. "Não queremos isso, mas é o futebol."
"Como clube, temos jogadores magníficos e encontraremos uma solução."
Rodri está entre os vários jogadores e dirigentes que se manifestaram sobre a agenda lotada de partidas.
Ele havia dito que o número ideal de jogos por temporada em que um jogador pode atuar no mais alto nível é entre 40 e 50. Nesta temporada, alguns podem chegar a 80, com os formatos ampliados da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes da FIFA, além das competições ampliadas de seleções nacionais.
(Reportagem de Lori Ewing; Reportagem adicional de Pearl Nazare)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.