Griezmann anuncia aposentadoria da seleção francesa

Por Julien Pretot

PARIS (Reuters) - O meio-campista francês Antoine Griezmann anunciou o fim de sua carreira na seleção nesta segunda-feira, depois de ser o jogador mais importante do técnico Didier Deschamps por uma década, durante a qual conquistou um título da Copa do Mundo.

O jogador de 33 anos, que teve dificuldades na Eurocopa deste ano, foi um dos elementos-chave nas campanhas das Copas do Mundo de 2018 e 2022, quando os Bleus conquistaram o título na Rússia e foram vice-campeões no Catar.

"Hoje, é com profunda emoção que estou anunciando minha aposentadoria como jogador da seleção da França", disse o meia do Atlético de Madri nas redes sociais.

"Depois de 10 anos incríveis marcados por desafios, sucessos e momentos inesquecíveis, é hora de virar uma página e abrir caminho para a nova geração."

"Vestir esta camisa foi uma honra e um privilégio", acrescentou.

"Grizou", querido entre seus companheiros de equipe e torcedores, também foi o artilheiro da Euro 2016, quando a França chegou à final, mas foi derrotada por Portugal após a prorrogação no Stade de France.

Griezmann disputou 137 partidas pela França, marcando 44 gols, e se impôs como um jogador versátil no meio-campo de Deschamps e, mesmo que a braçadeira de capitão tenha ido para Kylian Mbappé após a aposentadoria de Hugo Lloris da seleção, ele sempre foi uma voz que todos ouviam.

Ele bateu o recorde francês de 84 partidas consecutivas com os Bleus, um número que reforça seu status de jogador mais valioso da equipe nacional nos últimos 10 anos.

Continua após a publicidade

"Tivemos uma longa discussão sobre (sua aposentadoria) recentemente. Desde sua estreia na seleção francesa, há 10 anos, temos um relacionamento baseado na confiança e na franqueza", disse Deschamps em um comunicado.

"Antoine continuará sendo um monumento do futebol francês, um dos maiores jogadores de sua história."

"Dizia-se com frequência que ele era o meu favorito. Nós realmente construímos uma relação muito forte, que permanecerá intacta. Do fundo do meu coração, obrigado por tudo, Grizou."

Griezmann, que também ajudou a França a vencer a Liga das Nações de 2021, é o quarto maior artilheiro de todos os tempos da seleção.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.