Klopp se torna chefe global de futebol da Red Bull em primeiro emprego após Liverpool

BERLIM (Reuters) - O técnico alemão Juergen Klopp foi nomeado diretor de futebol global da Red Bull, proprietária de vários clubes, incluindo Red Bull Bragantino, RB Leipzig e New York Red Bulls, informou a empresa na quarta-feira, no primeiro emprego dele desde que deixou o Liverpool neste ano.

Klopp, que encerrou sua bem-sucedida passagem de nove anos pelo Liverpool no final da última temporada, começará a trabalhar em 1º de janeiro de 2025.

"Depois de quase 25 anos na linha lateral, eu não poderia estar mais animado para me envolver em um projeto como este", disse Klopp, que também foi técnico do Mainz 05 e do Borussia Dortmund, em um comunicado.

"A função pode ter mudado, mas minha paixão pelo futebol e pelas pessoas que fazem do esporte o que ele é não mudou."

O técnico de 57 anos ingressou no Liverpool em outubro de 2015 e conquistou a Liga dos Campeões, o primeiro título da liga inglesa desde 1990, o Mundial de Clubes, a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga e a Supercopa, além da Community Shield durante seu tempo no comando do clube.

Klopp, que também levou o Dortmund a dois títulos da Bundesliga, uma Copa da Alemanha e uma final da Liga dos Campeões em 2013, havia anunciado em janeiro que deixaria o Liverpool no final da temporada.

Ele disse nas redes sociais que, embora não se visse mais trabalhando nas linhas laterais, estava pronto para voltar a trabalhar em outra função.

"Ainda amo o futebol e ainda amo trabalhar, e a Red Bull me dá a plataforma perfeita para isso", afirmou Klopp em um vídeo no Instagram.

"Quero compartilhar minha experiência... Quero aprender novamente, porque quando você está no trabalho e joga a cada três dias, mal tem tempo para isso, e agora eu tenho tempo. Quero ver, sentir e descobrir o que é útil para o futebol", acrescentou.

Continua após a publicidade

Klopp não se envolverá nas operações cotidianas dos clubes de propriedade da Red Bull na Alemanha, Estados Unidos, Brasil e Áustria, informou a empresa.

"Ele fornecerá visão estratégica, apoiando os diretores esportivos individuais no avanço da filosofia da Red Bull", disse a Red Bull.

Klopp também apoiará a operação global de reconhecimento da organização e contribuirá para o treinamento e desenvolvimento de treinadores.

"Vejo meu papel principalmente como um mentor para os técnicos e a administração dos clubes da Red Bull, mas, em última análise, sou uma parte de uma organização que é única, inovadora e voltada para o futuro. Como eu disse, isso não poderia me entusiasmar mais", declarou Klopp.

(Reportagem de Karolos Grohmann)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.