Topo

Dorival quer calar críticos com vitória convincente sobre Argentina

24/03/2025 12h07

Por Fernando Kallas

BRASÍLIA (Reuters) - A seleção brasileira pode provar que seus críticos estão errados ao encerrar sua série sem vitórias contra a velha rival Argentina, disse o técnico Dorival Jr. antes do confronto entre as duas equipes pelas eliminatórias da Copa do Mundo, em Buenos Aires, na terça-feira.

Relacionadas

O Brasil não vence os atuais campeões mundiais há seis anos, uma série que se estende por 16 anos para jogos realizados na Argentina.

No entanto, após a vitória de 2 x 1 sobre a Colômbia na quinta-feira, em que o Brasil voltou a vencer após sucessivos empates, Dorival acredita que o confronto de terça-feira pode ser a situação ideal para provar que sua equipe ainda é uma força a ser reconhecida.

"Estamos indo jogar com a seleção campeã do mundo e da Copa América. A equipe que mais venceu nos últimos anos. Procurar jogar o nosso melhor futebol. Tentando buscar um grande resultado", disse Dorival em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

"Nós vivemos em um país da crítica. É uma pena isso. Existem poucos reconhecimentos. Não é só no futebol. É uma percepção que eu tenho. No futebol não será diferente. Nunca foi. Eu vi companheiros sendo questionados, atletas sendo cobrados, até desafiados. O tempo se encarregou de colocar as coisas no devido lugar", disse.

A última vez que o Brasil venceu na Argentina foi em 2009, em uma vitória por 3 x 1 em Santa Fé. Desde a vitória por 2 x 0 na semifinal da Copa América em 2019, o Brasil perdeu três dos últimos quatro jogos contra seus rivais, todos por 1 x 0.

Até agora, Dorival não conseguiu conquistar a confiança dos exigentes torcedores brasileiros depois de vencer sete dos 15 jogos no comando desde que assumiu o cargo no início de 2024, depois que a equipe passou um ano sob dois técnicos interinos enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tentava e não conseguia atrair o italiano Carlo Ancelotti do Real Madrid.

A vitória contra a Colômbia levou o Brasil ao terceiro lugar nas eliminatórias sul-americanas com 21 pontos, um atrás do segundo colocado Equador e a sete da líder Argentina.

Os seis primeiros se classificam diretamente para a Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá.


Paralimpíadas Paris 2024