UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

07/01/2008 - 14h47

Comemorando vaga, brasileiros vão mal no Mundial de 49er

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os brasileiros André Fonseca e Rodrigo Duarte não foram bem no primeiro dia das regatas da série ouro do Mundial da classe 49er, disputado em Sorrento, na Austrália. A dupla, que no dia anterior garantiu a classificação olímpica, terminou em último lugar na primeira das três regatas do dia e caiu para a 21ª posição geral.

CAMPEÕES MUNDIAIS SEM VAGA
EFE
O Brasil tem campeões mundiais em duas classes, mas nenhum deles está classificado para as Olimpíadas. Ricardo Winicki (foto), o Bimba, da RS:X (prancha a vela), e Robert Scheist e Bruno Prada, da Star. Os três vão ter de disputar a seletiva brasileira, no mês que vem, no Rio de Janeiro. Além da Star e da RS:X, serão feitas seletivas das classes Finn, Laser, RS:X feminina e 470 feminina.
VELA TEM MARATONA DE MUNDIAIS
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS DE PEQUIM
Os dois são os primeiros brasileiros classificados para a Olimpíada da vela. O Brasil já tinha classificado outras seis classes para Pequim-2008, mas os nomes dos velejadores será decidido apenas após as seletivas brasileiras, em fevereiro, no Rio de Janeiro.

Para as classes ainda não classificadas, como a 49er, a Confederação Brasileira estabeleceu que a tripulação que conquistasse a vaga, iria para os Jogos. "Hoje (segunda) os ventos estavam rondando e não velejamos bem. Faltou um pouco de concentração, estávamos relaxados de mais, comemorando um pouco", disse Fonseca, veterano das Olimpíadas de Sydney-2000 e Atenas-2004.

Nesta segunda-feira, os brasileiros somaram 25 pontos pelo último lugar na primeira regata e ainda marcaram um 12º lugar na segunda prova do dia e um 15º na terceira. Com isso, os dois têm agora 105 pontos perdidos e praticamente deram adeus para a regata da medalha, que reúne os dez melhores da competição. O décimo lugar está com a dupla dinamarquesa Jonas Warrer e Martin Kirketerp, com 69 pontos.

"Nosso principal objetivo foi conseguido. Agora, temos de trabalhar para a China. Amanhã (terça-feira) vamos tentar melhorar esse resultado. Até a 13ª posição, a diferença de pontos é pequena, podemos nos aproximar", afirmou Fonseca. A 13ª colocada é a dupla da Grã Bretanha Paul Campbell-James e Mark Asquith, com 88 pontos. A liderança é dos espanhóis Iker Martinez e Xabier Fernandez, com 41 pontos.