Topo

Australiano bate Burnquist e dá a volta por cima após grave acidente na megarrampa

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

31/07/2009 07h51

A grande festa dos X-Games teve sua abertura na noite de quinta-feira, no famoso ginásio Stapless Center, em Los Angeles. E o brasileiro Bob Burnquist bateu na trave na disputa do skate. Ele participou do Big Air, a famosa megarrampa, e acabou sendo superado pelo adversário australiano Jake Brown.

AP
Jake Brown desbancou Bob Burnquist nesta 15ª edição dos X-Games, em Los Angeles
VEJA: MELHORES FOTOS DO X-GAMES
JET SKI: JOVEM GAROTA SE DESTACA
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES RADICAIS

Burnquist, que defendia o bicampeonato, chegou à prova como o favorito, mas não conseguiu comprovar sua condição. Ele fez 94 pontos na disputa, o mesmo de Jake Brown. Mas, nos critérios de desempate, foi o australiano quem faturou o tradicional "X" de ouro.

O australiano é famoso por uma queda que quase lhe tirou a vida, em 2007, quando se acidentou de uma altura de mais de 10 m. Em Los Angeles, Rob Lorifice completou o pódio, enquanto outro brasileiro, Edgar Pereira, o Vovô, foi o quinto melhor.

Nesta sexta-feira, outra vez os skatistas desceram da megarrampa. Desta vez, no entanto, será com uma nova modalidade, o Rail Jam. Bob Burnquist e Jake Brown voltam a duelar.

O Brasil também participou da prova de street feminino, na qual Letícia Bufoni terminou com a sexta colocação. Marisa Dal Santo, dos Estados Unidos, foi a medalhista de ouro, com 374 pontos.

Já Diogo Canina, do BMX, disputou o Freestyle Park e conseguiu a classificação para a final, com a sétima colocação. Medalhista de prata em 2008, ele volta à ação, em busca de outro pódio, no sábado.

Motos
Dois pilotos dividiram a medalha dourada na disputa do Moto X Step Up, espécie de salto em altura das motos. Ricky Carmichael e Ronnie Renner chegaram aos 34 pés (cerca de 10,3 m) de altura em uma prova muito disputada e com alguns acidentes. Como nenhum deles conseguiu superar a marca de 35 pés (10,7 m), o título teve de ser dividido.