Topo

Filme de esportes pioneiro em 3D, X Games encara mercado em expansão no Brasil

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

28/08/2009 07h00

A dificuldade, o risco e as 'travessuras' dos atletas dos X Games ganharam um grau ainda maior de emoção. A Olimpíada dos esportes radicais virou filme 3D e estreou na última sexta-feira nos Estados Unidos. No fim de semana de estreia, o primeiro filme esportivo do mundo lançado em três dimensões levou aos cinemas um público de 800 mil pessoas. Em novembro, a filmagem deve chegar ao Brasil e enfrentará dificuldade para lotar os cinemas, pois o modelo 3D do país conta com um universo restrito de 72 salas ao todo.

De acordo com o editor do site Filme B, Pedro Butcher, o X Games 3D, no primeiro final de semana nos Estados Unidos, ficou com a 21ª colocação de bilheteria do país. Ainda segundo o especialista, é um número tímido para um estreia, porém, para um filme setorizado é um resultado significativo.

O filme, focado nos amantes de esportes, rodou em 1.300 cinemas, o que é pouco se comparado ao último filme lançado por Quentin Tarantino, "Bastardos Inglórios", que esteve em 3.000 cinemas, além de 4.500 salas sem o sistema 3D. No entanto, as manobras dos radicais atingiram um grande número, se comparado ao número de salas que possuem esta tecnologia no Brasil.

Aqui, as salas de 3D sofreram um "boom" com a chegada do "A Era do Gelo", passando de 30 para as atuais 72 salas. Segundo Butcher, o filme "Avatar" deve mais uma vez sacudir o setor no país, multiplicando o número de salas, que ainda estão basicamente concentradas no eixo Rio-São Paulo. Apesar desta centralização, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul também já entraram para a lista.

A divulgação do X Games 3D no Brasil contará com a ajuda do skatista Bob Burnquist, que defende as cores do país nos 15 anos da competição e é o único brasileiro que participa integralmente do filme. Além dele, o filme tem a participação dos radicais Travis Pastrana, Danny Way, Kyle Loza, Ricky Carmichael e Shaun White.

Com a ajuda destes atletas, o filme mostra "o drama e o espetáculo" proporcionado por eles em cada um dos X Games. Além disso, a filmagem conta um pouco dos bastidores do "espetáculo", como os atletas chegam naquele nível e o quanto eles sofrem para isso.