Topo

Burnquist 'produz' novidades na Mega Rampa e chama rivais para treinar em casa

Felipe Munhoz<br/> Em São Paulo

07/09/2009 07h00

A 2ª edição da Mega Rampa de São Paulo terá novidades. Isso é o que prometeu o "embaixador" da competição no Brasil, o skatista Bob Burnquist. De acordo com o atleta brasileiro que vive nos Estados Unidos, uma das principais mudanças da disputa será a instalação de um corrimão no meio do percurso, a exemplo do que aconteceu no Mega Rail, na última edição dos X Games, em Los Angeles.

MUDANÇAS À VISTA NA MEGA 2009
Felipe Munhoz/UOL Esporte
Em 2008, Bob Burnquist acabou levando o título da competição no Sambódromo
PISTA DO ARPOADOR É REFORMADA
PREFEITURA 'BANCA' MEGA RAMPA
LEIA MAIS SOBRE OS RADICAIS

Além disso, neste ano, a Mega Rampa poderá ser dividida em três etapas. "Estamos discutindo um formato para que possa ser aproveitado as duas plataformas. No ano passado, valia a melhor manobra, então o pessoal acabou deixando de lado a plataforma menor e descia só do maior [de aproximadamente 27m]. Isso fazia você tentar sempre a mesma manobra", lembrou Burnquist, que levou o título na primeira edição.

Com as mudanças, os competidores teriam que dar voltas das duas plataformas e uma outra com o corrimão. "Assim seriam três testes de habilidades distintos. Cada um terá um peso diferente. O vencedor seria uma espécie de 'Rei da Mega Rampa'. Isso vai fazer com que as pessoas andem mais e usem a altura menor, que possibilita manobras mais técnicas", explicou o skatista.

Se as novidades forem realmente confirmadas, Bob deve levar vantagem sobre os rivais, já que o novo corrimão está sendo testado no quintal da sua casa. "Eu estou trabalhando em cima disso. Estou testando o corrimão e fazendo ajustes, martelando, soldando. Mas antes da competição o pessoal vai acabar indo treinar lá em casa", revelou Burnquist, que tem uma Mega Rampa nos fundos da sua casa.

De acordo com a organização do evento, 13 atletas já confirmaram presença na edição 2009, que será mais uma vez no Sambódromo de São Paulo, nos dias 26 e 27 deste mês. Além de Bob, os representantes brasileiros são Edgar "Vovô" Pereira, Lincoln Ueda, Christiano Matheus, Vítor Simões, Rodrigo "Digo" Menezes e Pedro Barros.

VENTO SERÁ DESAFIO A MAIS
O Sambódromo de São Paulo abriga muito bem a grande estrutura da Mega Rampa, mas o vento intenso no local dificulta as manobras dos atletas.

"O Sambódromo é uma estrutura excelente, parece que foi feito para a Mega Rampa. Mas tem esta questão do vento que não tem jeito, venta ou de um lado ou de outro. Na pista lá de casa venta bastante também, mas os X Games é em um ginásio fechado. Faz bastante diferença, você espera que o vento não te assopre para o lado errado. Mas é a natureza, não tem jeito", afirmou Bob.
VEJA AS MELHORES PISTAS

Do exterior, confirmaram presença o australiano Jake Brown - segundo colocado no ano passado e ganhador do Aéreo, com um salto de 6,50 m de altura, 1,20 m abaixo do recorde mundial pertencente ao norte-americano Danny Way -, os norte-americanos Rob Lorifice, Andy McDonald, Adam Taylor, Elliot Dick e o canadense Pierre Luc-Gagnon. Os dois últimos vão estrear nesta edição.

Quem não poderá participar da competição mais uma vez é o atual campeão da Mega Rampa nos X Games de Los Angeles e um dos idealizadores da modalidade, Danny Way. "Ele está se recuperando de mais uma lesão e não poderá competir. Mas o Danny já confirmou que vem ao Brasil para assistir ao evento", disse Burnquist.


Em São Paulo","publicationDate":"20090907070000"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/esporte/radicais/ultimas-noticias/2009/09/07/burnquist-produz-novidades-na-mega-rampa-e-chama-rivais-para-treinar-em-casa.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="esporte/esporte.radicais">