Topo

Garoto de 14 é único brasileiro a passar das quartas na Mega Rampa

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

25/09/2009 20h59

Um brasileiro de apenas 14 anos surpreendeu nesta sexta-feira no Anhembi, em São Paulo. Mais jovem inscrito na Mega Rampa 2009, o catarinense Pedro Barros, que teve de passar pelas eliminatórias, foi o terceiro colocado nas baterias do dia, que classificaram quatro atletas para as semifinais - Bob Burnquist e o australiano Jake Brown, campeão e vice do evento em 2008, já estavam pré-classificados.

ÁLBUM DE FOTOS
Luiz Doro/Adorofoto
Clique para ampliar a foto

"Consegui uma descida melhor do que eu esperava. Não estou acreditando que avancei para o próximo round", afirmou Pedro. Nas eliminatórias, também disputadas na tarde desta sexta, Pedro se classificou em primeiro lugar numa disputa de seis skatistas, todos do Brasil.

Os outros semifinalistas são os norte-americanos Rob Lorifice, Adam Taylor e o canadense Pierre Luc-Gagnon. Lorifice, finalista em 2008, foi o melhor das quartas-de-final. Gagnon foi o segundo, Pedro, o terceiro, e Taylor, o quarto. "Foi muito divertida a disputa de hoje (sexta) e tenho certeza que amanhã, com o público presente, será mais ainda", afirmou o norte-americano.

Neste sábado, com início programado para as 12 horas, serão disputadas as semifinais no "gap" de 50 pés. Depois, entre 13h30 às 14h15, será a vez dos bikers norte-americanos Anthony Napolitan e Kevin Robinson entrarem na pista para o Desafio Mega de BMX Aéreo. Os skatistas voltam à ação entre 15h15 e 16h para a semifinal de Corrimão, a novidade do evento.

A prova consiste em dropar (descer) a rampa, de 105 metros de extensão e de 27 metros de altura (equivalente a um prédio de nove andares), ganhar velocidade em uma rampa de salto ("gap") e realizar uma manobra sobre um corrimão antes de terminar a volta no "quarter pipe", último obstáculo da rampa. Os seis skatistas decidem o título na manhã de domingo, a partir das 11 horas.

Acidente

O skatista paulista Digo Menezes se acidentou na tarde desta sexta-feira durante os treinos. Curiosamente, a queda aconteceu no momento em que ele foi pegar o skate no "gap" (obstáculo central da pista), e não durante suas manobras na rampa. Ele caiu de uma altura de cerca de quatro metros de altura, fraturou o calcanhar direito e ficou de fora da competição.