Topo

Bob Burnquist conquista o bicampeonato da Mega Rampa

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

27/09/2009 12h15

PEDRO BARROS É A REVELAÇÃO DE 2009

  • Jovem de 14 anos foi muito elogiado por veteranos, especialmente pelo bicampeão Bob Burnquist

O brasileiro Bob Burnquist conquistou neste domingo o bicampeonato da Mega Rampa, em São Paulo. Um dos pioneiros na descida gigante, ele marcou 88,50 pontos em sua melhor descida. A prata foi para o australiano Jake Brown, vice-campeão do ano passado, com 83,23 pontos, reeditando o resultado de 2008.

Em sua penúltima tentativa, Bob tentou uma manobra ousada: ao final da rampa, ele deu um mortal em cima do skate, a mais de 60 km/h. "Eu tinha acertado isso ontem (nos treinos) e queria mostrar para a galera hoje, mas não deu", lamentou, em declaração à TV Globo.

"Eu senti a responsabilidade de ganhar, pois o campeonato era no Brasil, diante da torcida, e o Jake (Brown) havia vencido a última competição da modalidade. Não consegui dormir direito a noite passada, mas deu tudo certo e estou feliz, pois fiz uma boa descida mesmo com o vento forte atrapalhando muito", afirmou Bob.

CENAS DA MEGA RAMPA

"O mais importante desta segunda edição da Mega Rampa foi a evolução que todos os skatistas mostraram, o que me deixa mais satisfeito ainda", emendou o brasileiro, que recebeu um prêmio de US$ 16 mil (cerca de R$ 28.800,00) pela vitória.

A maior evolução quem mostrou foi um brasileiro de 14 anos. O catarinense Pedro Barros não acertou nenhuma de suas descidas e acabou em quinto lugar, com 69,88. Mas, nas semifinal, eliminou nomes de peso do skate verde-amarelo, como Lincoln Ueda.

"Foi tudo irado para mim. Vim para São Paulo para me divertir e foi bem melhor do que esperava", disse Pedro Barros, logo após receber um beijo e um abraço do pai, André Barros. "Não dá nem para acreditar que ele conseguiu a quinta colocação competindo com skatistas bem mais rodados", falou o patriarca da família.

O terceiro colocado foi o norte-americano Adam Taylor, seguido do compatriota Rob Lorifice. O sexto foi o canadense Pierre Lug-Gagnon, que passou pelas semifinais, mas se machucou e não competiu na final.

A prova foi disputada em uma rampa de 105 metros de extensão e de 27 metros de altura (equivalente a um prédio de nove andares). Skatistas podem chegar a mais de 70km/h e, na volta no "quarter pipe", atingir mais de 15 metros de altura.

BMX - Os norte-americanos Anthony Napolitan e Kevin Robinson levantaram as arquibancadas em uma "Demo" (demonstração) de BMX realizada na manhã deste domingo. Depois, subiram ao pódio para dividir a primeira colocação obtida nos dois desafios do sábado.

O primeiro ganhou a disputa de melhor manobra no "gap", com um "no handed front flip" (mortal para a frente sem as mãos); o segundo foi o melhor no "quarter-pipe" (último obstáculo da pista), ao arriscar e completar um "no handed flair" (parafuso sem às mãos).