Topo

Brasileiro erra e vai para repescagem do Mundial de corrida aérea

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/03/2010 14h16

O brasileiro Adilson Kindlemann vai ter que disputar a repescagem na etapa de abertura do Red Bull Air Race, o Mundial de corrida aérea, nesse final de semana em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Em sua primeira aparição em um treino de classificação oficial, que leva os 10 melhores automaticamente para a corrida principal, neste sábado, Adilson acabou na 14ª colocação entre os 15 pilotos, com melhor volta em 1min38s91.

O atleta obteve a melhor volta em sua segunda passagem na sessão, mas levou 12s por penalidades (o tempo real de Kindlemann foi de 1min26s91). Apesar do resultado, o paulista ficou satisfeito com o desempenho, principalmente por garantir uma volta válida pelo circuito.

Em sua primeira passagem na classificação, Adilson foi desclassificado por “Course Deviation”, ou desvio de curso, uma penalidade comum no apertado circuito de Abu Dhabi, recebida também no treino desta sexta pelo alemão Matthias Dolderer.

“Meu principal objetivo nessa primeira etapa é mostrar aos diretores de prova do Red Bull Air Race que sou capaz de competir com segurança, e acredito que consegui mostrar isso na classificação de hoje”, disse Kindlemann.

“Estou entrando no circuito a 330km/h, mais de 30km/h abaixo dos líderes, propositadamente, justamente para deixar claro como não estou forçando demais, já que meu objetivo é aprender. Mesmo assim, deu para sentir que nosso avião tem um ótimo potencial para andarmos mais rápido nas próximas etapas”, completou o atleta.

Adilson tem chances na briga por um lugar entre os top-12 que disputam a corrida no sábado à tarde. No sábado pela manhã, uma repescagem com os cinco eliminados nessa sexta-feira classifica os dois melhores para a chave principal.