Topo

Após acidente, brasileiro da 'F-1 aérea' deve voltar a competir só em agosto

O brasileiro Adilson Kindlemann se acidentou na Austrália, durante treinos da segunda etapa - Cameron Spencer/AFP
O brasileiro Adilson Kindlemann se acidentou na Austrália, durante treinos da segunda etapa Imagem: Cameron Spencer/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/04/2010 16h51

O Comitê do Red Bull Air Race, mundial de corrida aérea, anunciou nesta quarta-feira que o piloto brasileiro Adilson Kindlemann retornará à competição apenas em agosto. Ele sofreu um acidente durante os treinos da etapa de Perth há duas semanas, foi avaliado pelo diretor médico do Red Bull Air Race, Dr. Helmut Haunstein, que aprovou o retorno do piloto de 36 anos.

O processo de retorno de Adilson Kindlemann levará aproximadamente três meses. O avião MXS-R do brasileiro ficou inutilizado após a queda em Perth, e uma nova aeronave tem de ser adquirida e preparada para competir no campeonato.

A expectativa é que Kindlemann volte a competir no Red Bull Air Race na temporada europeia, que se inicia com a etapa de Lausitz, na Alemanha, no dia 8 de agosto, e continua com as corridas de Budapeste (20/8) e Lisboa (5/9).

Com isso, o brasileiro não vai representar o país na etapa do Rio de Janeiro, que deve acontecer entre os dias 8 e 9 de maio. A realização da prova ainda depende da autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Na terça-feira, a organização do Red Bull Air Race foi notificada pelo Iphan do embargo da etapa do Rio de Janeiro do Campeonato Mundial de corrida aérea, o Red Bull Air Race. A prova está marcada para ser realizada no Parque do Flamengo.

De acordo com a organização, a notificação contém três determinações: retirada de tapumes metálicos do Parque do Flamengo, apresentação de um projeto ao Iphan e assinatura de um termo de responsabilidade.

Ainda segundo os organizadores do evento, as medidas devem ser atendidas em um prazo de até cinco dias. “A organização do Red Bull Air Race informa que já está trabalhando para o atendimento dessas determinações, de modo a garantir a realização da corrida programada para o dia 9 de maio, no Aterro do Flamengo.”