Topo

Após negativa, Iphan libera realização da 'F-1 aérea' no Rio de Janeiro

Piloto disputa a Red Bull Air Race, a F-1 aérea, no Rio. Etapa deste ano por pouco não foi cancelada - Antonio Lacerda/EFE
Piloto disputa a Red Bull Air Race, a F-1 aérea, no Rio. Etapa deste ano por pouco não foi cancelada Imagem: Antonio Lacerda/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/04/2010 19h40

Depois de muita polêmica e de chegar a ser proibida, a etapa brasileira do Red Bull Air Race foi confirmada. Nesta sexta-feira, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) informou que os organizadores atenderam às exigências para a realização do evento marcado para o dia 9 de maio, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Após visita técnica, os representantes do Instituto concluíram que o local está preparado para garantir a preservação do Parque do Flamengo, que faz parte do Patrimônio Histórico Nacional. Dessa forma, a entidade divulgou nesta tarde a anulação do Embargo Extrajudicial emitido no último dia 27.

Na ocasião, o Iphan havia informado que os organizadores não comunicaram sobre a realização do evento, além de não tomarem as providências compatíveis com o que estabelece a legislação para a área.

Ficou determinada ainda a retirada de tapumes metálicos do Parque do Flamengo, a apresentação de um projeto ao Iphan e a assinatura de um termo de responsabilidade.

A etapa do Rio de Janeiro será a terceira da temporada 2010 do Red Bull Air Race World Championship. O campeonato mundial de corrida de aviões passa por seis cidades esse ano - incluindo Nova York e Lisboa - e tem suas imagens transmitidas para mais de 280 milhões de telespectadores em 183 países.