Topo

Corrida de aviões divide espaço com o Santos Dumont; Infraero nega atrasos

Pilotos da "F-1 aérea" dividem o mesmo espaço aéreo do Aeroporto Santos Dumont - Divulgação
Pilotos da 'F-1 aérea' dividem o mesmo espaço aéreo do Aeroporto Santos Dumont Imagem: Divulgação

Felipe Munhoz

Em São Paulo

06/05/2010 18h55

Os aviões da Red Bull Air Race, mundial de corrida aérea, começaram os treinamentos nesta quinta-feira no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Os pilotos marcam os seus tempos um a um e, segundo a Infraero, dividem o mesmo espaço aéreo dos aviões comerciais que decolam e pousam no Aeroporto Santos Dumont. Alguns passageiros reclamaram via twitter que o evento causou atrasos nesta quinta, porém, a Infraero nega que a competição interfere no tráfego aéreo.

  • Reprodução

    Site da Infraero demonstra apoio da empresa ao evento da Red Bull, no Rio de Janeiro

“Pode ter sido atraso por motivo operacional. Eles decolam apenas no intervalo dos voos, uma volta dura cerca de 3min e o intervalo dos aviões [comerciais] no horário de pico varia de 5min a 10min. Dá para fazer com tranquilidade. Às vezes, os voos têm intervalos de até 15min”, informou a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.

O apresentador de TV e blogueiro do UOL, Marcelo Tas, foi um dos passageiros que reclamou dos atrasos. “Alô Red Bull, por que não usa propaganda como outros refrigerantes ao invés de esculhambar o tráfego aéreo do país?”, disse. “Chegando com três horas de atraso a São Paulo por conta de uma tal de Air Race”, completou.

Em seu site, a Infraero se orgulha da parceria com o evento da Red Bull. Em um banner a empresa diz: “A maior corrida de aviões do mundo decola com a infraestrutura da Infraero”.

Entre outra parte, o site convida passageiros para uma área de fãs. “O saguão de desembarque do Aeroporto Santos Dumont recebe, a partir desta terça-feira o Fan Zone da Red Bull Air Race. No espaço, os passageiros e frequentadores do aeroporto se divertem com algumas atrações relacionadas com a corrida aérea, como a réplica de uma aeronave que participará da corrida”.

De acordo com a empresa, “os visitantes também podem usar simuladores de voo e jogos e experimentar algumas das sensações de voar com velocidade e precisão sobre a Baía da Guanabara, passando por obstáculos e realizando manobras arriscadas”.

A competição aérea possui um circuito demarcado por “portões” infláveis colocados sobre a Baía da Guanabara e os pilotos voam um por vez. O desafio é cumprir o traçado no menor tempo possível e usar algumas acrobacias obrigatórias. O treino oficial acontece no sábado e a corrida será no domingo.