Topo

Favorito se destaca no treino da 'F-1 aérea', mas reclama de pássaros

Inglês Paul Bonhomme fez o melhor tempo do treino oficial desta quinta-feira, no Rio de Janeiro  - Divulgação
Inglês Paul Bonhomme fez o melhor tempo do treino oficial desta quinta-feira, no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/05/2010 19h51

Paul Bonhomme é o atual campeão e o recordista de vitórias na história do Red Bull Air Race e, nesta quinta-feira, o inglês mostrou mais uma vez toda sua habilidade na abertura dos treinos oficiais para a etapa brasileira do mundial de corrida aérea, liderando com folga a sessão no circuito de 5,6 km no Aterro do Flamengo. No entanto, o piloto reclamou dos pássaros ‘passeiam’ pela região.

“É um circuito bastante divertido de se voar”, disse Bonhomme, vencedor na visita anterior do Red Bull Air Race ao Rio, em 2007. “A principal dificuldade, acredite ou não, são os pássaros próximos à área do circuito. É preciso prestar bastante atenção para não tocar nenhum deles no trajeto entre o aeroporto e o circuito”, reclamou.

Bonhomme marcou 1min21s58 como melhor volta, quase 1,5 s mais rápido que seu rival mais próximo, o compatriota Nigel Lamb – que também é o principal perseguidor de Bonhomme no campeonato deste ano, com 18 pontos contra 22 do líder de hoje. O francês Nicolas Ivanoff completou a lista dos três primeiros, à frente do russo Sergey Rakhmanin e do campeão mundial de 2008, o austríaco Hannes Arch.

Lamb recebeu uma penalidade de dois segundos por cruzar um dos Air Gates (portões infláveis) de forma incorreta. Ou seja, seu tempo líquido foi melhor que o de Bonhomme.

A julgar pelas velocidades de entrada no circuito, Lamb está 100% certo: Bonhomme cruzou a linha de partida a 368km/h, e o próprio Lamb a 365km/h – ambos bem distantes do máximo permitido de 380km/h. O mais rápido nesse quesito foi o americano Kirby Chambliss, nono colocado hoje, com 376km/h.