Topo

Austríaco rouba cena no último treino da 'F-1 aérea' no Rio de Janeiro

Arch superou por apenas quatro centésimos a marca do atual campeão mundial Paul Bonhomme  - Divulgação
Arch superou por apenas quatro centésimos a marca do atual campeão mundial Paul Bonhomme Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/05/2010 19h25

Em mais um dia de céu azul e muito calor, nesta sexta-feira, no Aterro do Flamengo, o piloto austríaco Hannes Arch estabeleceu o melhor tempo dos treinos livres para a etapa brasileira do Red Bull Air Race, com o novo recorde de 01min19s20 para o circuito montado sobre a Baía de Guanabara.

Arch superou por apenas quatro centésimos a marca do atual campeão mundial Paul Bonhomme (01min19s24), dono da melhor posição do primeiro dia de treinos livres. A terceira posição ficou com o britânico Nigel Lamb (01min20s74), autor da velocidade recorde do dia: exatos 370 km/h de pico durante os treinos da manhã.

"Estou feliz com o resultado de hoje, dia que foi encarado como se fosse o da corrida. Estivemos lentos ontem (quinta), mas hoje pude dar o meu melhor e mostrar até onde podemos chegar. Estou muito satisfeito", declarou Hannes Arch, creditando a melhoria de desempenho de sua aeronave Edge 540 ao trabalho realizado por sua equipe.

Atualmente em terceiro lugar no mundial de corrida aérea com 14 pontos, Arch precisa de um bom resultado no Rio de Janeiro, para diminuir a diferença para o líder Bonhomme, atualmente com 22 pontos.

Vencedor da primeira corrida realizada no Rio de Janeiro, em 2007, Paul Bonhomme ficou satisfeito com o resultado dos treinos, demonstrando que ainda pretende surpreender na classificatória, que pode render um ponto extra ao vencedor, antes mesmo da corrida de domingo. "Será divertido tentar recuperar os quatro centésimos de diferença para o Hannes. Já sei exatamente onde ele obteve essa vantagem e onde eu posso evoluir", garantiu Bonhomme.

A prova classificatória terá inicio às 12h de sábado, quando os 14 pilotos terão duas chances para estabelecer os seus melhores tempos. O primeiro colocado garante bônus de um ponto na temporada e os dez melhores classificam-se automaticamente para as finais da etapa do Rio de Janeiro. Os quatro últimos disputam repescagem por duas vagas restantes entre os "Top 12", na manhã de domingo.