Topo

Burnquist e Pastrana desafiam histórico de lesões por recorde nos X Games

Travis Pastrana e Bob Burnquist tentam recorde nos X Games de Los Angeles, nos EUA - Arte UOL
Travis Pastrana e Bob Burnquist tentam recorde nos X Games de Los Angeles, nos EUA Imagem: Arte UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/07/2010 07h00

O skatista brasileiro Bob Burnquist e o piloto norte-americano Travis Pastrana terão um desafio a mais a partir das 16h15 (horário de Brasília) desta quinta-feira na 16ª edição dos X Games, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ambos tentarão disputar cinco categorias na competição para dividirem o recorde deste quesito. Os dois atletas têm muita tradição no evento, porém, também são similares no vasto histórico de lesões, fator que poderá ser decisivo nesta maratona de provas.

BOB BURNQUIST
NÚMEROS
TRAVIS PASTRANA
X
Skate
Modalidade
Moto e Rali
33 anos
Idade
26 anos
Brasileiro
Nacionalidade
Norte-americano
6
Ouros nos X Games
9
17
Medalhas nos X Games
15
15
Participação nos X Games
10

Burnquist participou de todas as edições dos X Games e detém 17 medalhas ao todo. Neste ano, ele tentará participar do Big Air (Mega Rampa), Big Air Rail Jam, Park, Vertical e Vertical Best Trick (melhor manobra). Enquanto isso, Pastrana, que já esteve em dez edições do evento e soma 15 medalhas, vai competir no MotoCross Best Trick (melhor manobra), no Speed & Style e no Freestyle, e em outras duas provas de rali: Rally Car Racing e SuperRally.

No âmbito das lesões, Pastrana leva vantagem sobre Bob, principalmente, pela gravidade das suas contusões. Aos 14 anos, o norte-americano tentou saltar uma rampa de 36 metros e teve uma lesão na espinha que o deixou duas semanas em coma. Além disso, ele já teve alguns “apagões” (ficou inconsciente por alguns segundos), ligamentos rompidos, lesões nos joelhos e problemas graves por conta do desgaste de cartilagens. Já o brasileiro é um pouco mais modesto no currículo hospitalar, mas não deixa de ter os seus problemas nos joelhos e nos tornozelos com frequência.

Nesta edição, o Brasil contará com 14 atletas, Diogo Canina no BMX e outros 13 skatistas: Karen Jonz, Leticia Bufoni, Sandro Dias, Lincoln Ueda, Pedro Barros, Rodolfo Ramos, Luan Oliveira, Edgard Vovô, Marcelo Bastos, Italo Pernarrubia, Murilo Peres e Carlos Niggli Silva, além de Burnquist.

"O X Games é um campeonato diferente. São dez skatistas convidados e sempre fico apreensivo para saber se serei convidado. Mais uma vez, fiquei muito feliz pelo convite e estou motivado para mais uma edição desta competição. Tenho certeza de que todos os skatistas estão com muita vontade de fazer acontecer", disse Sandro Dias, o Mineirinho.

No entanto, o skatista ainda se recupera de uma lesão parcial em um dos ligamentos do joelho esquerdo, sofrida em Roma (ITA), após a conquista do The Spot Inferno, também válido como etapa da World Cup Skateboarding (WCS).

"Venho andando bastante de skate e a expectativa de disputar uma edição dos X Games é, como sempre, a melhor possível. Apesar da lesão que sofri há uma semana e meia, que já melhorou bastante, espero me divertir ao lado dos amigos em Los Angeles e fazer o meu melhor. Estou fazendo várias sessões de gelo e espero estar 100% na sexta-feira", disse o atleta de 35 anos.