Topo

Burnquist leva seu primeiro ouro no corrimão da 'megarrampa' dos X-Games

Prata nos saltos da "megarrampa" dos X-Games 16, Burnquist assegurou o ouro no corrimão - Phil Ellsworth/Divulgação
Prata nos saltos da 'megarrampa' dos X-Games 16, Burnquist assegurou o ouro no corrimão Imagem: Phil Ellsworth/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/08/2010 07h47

Dono de uma rampa no quintal de sua casa, o brasileiro Bob Burnquist ainda aproveitou a ausência do pioneiro Danny Way para conquistar a sua primeira medalha de ouro na modalidade Big Air Rail Jam nos X-Games 16, em Los Angeles.

Criador da chamada 'megarrampa', Way optou por não participar. Nesta competição, introduzida nos X-Games no ano passado, o skatista ganha velocidade na rampa, salta e faz manobras sobre um corrimão em forma de arco de 10 metros de comprimento.

Em 2009, Danny Way ficou com o ouro, e Bob com a prata. Desta vez, o brasileiro assegurou a primeira colocação ao superar o norte-americano Rob Lorifice, que ficou em segundo. Elliot Sloan levou o bronze. Foi a terceira medalha de Bob nessa edição – ele levou prata na megarrampa e bronze no Vertical Best Trick.

“O mais legal do corrimão é mostrar durante a progressão alguns truques técnicos que fazemos em baixa velocidade, mas ainda assim andando rápido. É um percurso bem grande [sobre o corrimão], mas há muitas oportunidades para fazer esses truques”, avaliou Bob.

Burnquist sacou um 50-50 body varial. Ou seja, ele saiu do corrimão com a base invertida, ao mesmo tempo em que girou seu próprio corpo em 180 graus. A manobra é comum em corrimões de street, mas na megarrampa lhe valeu 94,00 pontos, contra 82,66 do segundo colocado.