Topo

Austríaco tenta saltar de altura estratosférica, mas é impedido por excesso de vento

Rajadas de vento impediram que Felix Baumgartner saltasse a 36 mil metros de altura - Matt York/AP
Rajadas de vento impediram que Felix Baumgartner saltasse a 36 mil metros de altura Imagem: Matt York/AP

Das agências internacionais

Em Viena (Áustria)

09/10/2012 17h29

O austríaco Felix Baumgartner pretendia se tornar, nesta terça-feira, o primeiro homem a quebrar a barreira do som em queda livre, saltando de uma altura de 36 mil metros. Seu feito, no entanto, foi adiado por conta do excesso de vento no Novo México. Na próxima quinta-feira, o austríaco fará nova tentativa.

FELIX BAUMGARTER: O HOMEM QUE PODERÁ QUEBRAR A BARREIRA DO SOM

  • Jay Nemeth/EFE

"A vida de uma pessoa está em jogo, por isso nossa principal preocupação é que as condições (do salto) sejam as mais seguras possíveis, Na quinta-feira há uma nova chance de tentarmos mais uma vez", explicou o diretor técnico do projeto de Baumgartner, Art Thompson, após o cancelamento do salto.

A missão foi proibida de ser realizada pouco depois da cápsula em que Baumgartner chegaria à estratosfera estivesse pronta. O esportista seria lançado nesta cápsula à 36.765 metros de altura, até chegar ao vácuo.

Um globo de hélio de 180 metros de altura, com um tecido que cobre uma área de 16 hectares, segundo dados divulgados pelos organizadores do projeto, será o responsável por levar o austríaco a tão longa distância.

Para que o fino tecido do globo não se rasgue e Baumgartner corra riscos, a velocidade do vento não pode superar os cinco quilômetros por hora. Por isso, a cautela tomada pelos reponsáveis por organizar o salto.

Com o feito, o austríaco Felix Baumgartner pretende quebrar quatro recordes mundiais: superar a velocidade do som (mais de 1.100 km/h) sem ajuda mecânica, ao pular de paraquedas do lugar mais alto -mais de 36 quilômetros-, protagonizar a queda livre mais longa (15 minutos, contando com a abertura dos paraquedas) e subir num balão até o ponto mais longínquo da terra.

Tais recordes entrariam para a lista de Baumgartner que já possui no currículo o salto do edifício mais alto do planeta - o arranha-céu Taipei 101 (Taiwan), de 509 metros de altura -, ser primeiro homem a atravessar o canal da Mancha em queda livre e ter se jogado da maior construção da América Latina:  La Torre Mayor, no México.