Topo

Após salto da estratosfera, austríaco compara feito a pouso na lua e se vê mais famoso que o papa

Felix Baumgartner comemora após completar salto da estratosfera, no último dia 14 - Balazs Gardi, Red Bull Stratos/AP
Felix Baumgartner comemora após completar salto da estratosfera, no último dia 14 Imagem: Balazs Gardi, Red Bull Stratos/AP

Do UOL, em São Paulo

24/10/2012 10h55

Felix Baumgartner, paraquedista que rompeu a velocidade do som em um salto de 39 mil metros de altura, considera que seu feito pode ser comparado à chegada do homem à lua. “Aposentado” após o salto da estratosfera, o austríaco diz que o céu é sua segunda casa e quer se dedicar a salvar vidas.

Em entrevista à TVE, Baumgartner se orgulha de ter feito “algo realmente importante para o mundo” e fala de sua fama após o salto. “Na Itália me disseram que sou mais conhecido que o papa, e isso significa muito para mim. As pessoas me param na rua para me parabenizar. Elas dizem que desde que o homem pousou na lua não tiveram a oportunidade de ver algo assim, tão grande”.

REVEJA O SALTO QUE QUEBROU TRÊS RECORDES MUNDIAIS

Em busca de uma vida “mais tranquila”, o austríaco pensa em outras atividades. Um de seus desejos seria trabalhar como piloto de helicóptero em resgastes nos Alpes ou na Califórnia ou se tornar instrutor de paraquedismo.

“Gostaria de lutar contra incêndios e resgates em montanhas. O céu é minha segunda casa”.  O paraquedista ainda diz que nunca pensou que poderia morrer em sua tentativa e não define limites para seu recorde. “Nos preparamos durante muitos anos. Eu não acho que o ser humano tenha alcançado o limite, porque os limites estão sempre mudando. Nos anos 60 eram outros, agora são diferentes”.