Topo

Nelsinho Piquet estreia nos X-Games com 'pavor' de salto no ar com carro

RallyCross promove saltos com o carro e será uma das atrações em Foz do Iguaçu - X-Games/Reprodução
RallyCross promove saltos com o carro e será uma das atrações em Foz do Iguaçu Imagem: X-Games/Reprodução

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 13h41

Destaque do país na Nationwide, uma das divisões da Nascar, Nelsinho Piquet foi apresentado nesta segunda-feira como atração da equipe brasileira que participará do RallyCross nos X-Games. O ex-piloto de Fórmula 1 estreia na categoria já neste mês de abril, levando para a pista o receio de experimentar pela primeira vez na carreira um salto no ar com o carro da modalidade.

O Global RallyCross é uma categoria disputada em circuitos de traçado fechado, que mesclam asfalto e terra. As provas têm como características a conduta agressiva dos pilotos, com muitos toques.

Uma das atrações que marcam a imagem da categoria é o jump, um pulo literal no ar com o carro, em ponto de cruzamento das pistas. Ou seja, o piloto conduz seu veículo até saltar por uma rampa sobre outro trecho do circuito.

"Tem esse pulo, que me dá frio na barriga", comentou Nelsinho. "Na verdade é simples. Você tem que atingir certa velocidade para acertar a rampa. Mas qualquer erro mínimo que você cometer, cai morro abaixo. Eu nunca fiz esse salto e por isso estou um pouco ansioso", acrescentou o piloto da X Team Mitsubishi Racing.

O brasileiro relatou que tem experiência ainda pequena em categorias de terra, mas se disse desafiado a tentar a novidade, ao lado do empresário Geraldo Rodrigues, líder da empreitada.

A etapa brasileira dos X-Games acontece de 18 a 21 de abril em Foz do Iguaçu. As disputas do RallyCross estão programadas para o último dia de atividades, no Parque Infraero.

"É maravilhoso correr no Brasil. Eu não conheço Foz ainda, estou nessa expectativa. Alguns caras [pilotos estrangeiros] já me mandaram mensagens também para dizer que estão ansiosos", declarou Piquet.

O Global RallyCross é disputado em nove etapas ao longo da temporada, sendo que algumas delas ocorrem dentro do calendários dos X-Games. No evento, 16 pilotos disputam uma etapa preliminar, de seis voltas, com classificação dos dez primeiros para a decisão.

"Agora é se adaptar ao carro. Eu venho conversando com os engenheiros da equipe. É uma categoria muito agressiva, com muitos acidentes. Se conseguir correr com cabeça, dá para chegar na final", disse o piloto estreante.

Nelsinho Piquet apresenta o carro que usará na temporada do Global RallyCross nos X-Games. Piloto correrá pela equipe brasileira X Team Mitsubishi Racing

 

Foto: Carsten Horst

Nelsinho Piquet afirmou que vai priorizar seu calendário na Nascar, em que neste ano migrou da Truck Series para a Nationwide. Por isso, segundo o brasileiro, as aparições no Global RallyCross ficarão restritas às datas livres.

Além de Piquet, a X Team Mitsubishi Racing contará com o também brasileiro Guilherme Spinelli, especialista em ralis. A categoria ainda apresenta estrelas do automobilismo, como o francês Sebastien Loeb, oito vezes campeão do Mundial de rali, e Travis Pastrana, conhecido ídolo do motocross dos X-Games.