Topo

Australiano dedica medalha a Chorão e faz campeão Burnquist derramar lágrimas em entrevista

Atleta da Mega Rampa, Jake Brown exibe o skate com o rosto do amigo Chorão em Foz - Bruno Freitas/UOL
Atleta da Mega Rampa, Jake Brown exibe o skate com o rosto do amigo Chorão em Foz Imagem: Bruno Freitas/UOL

Bruno Freitas*

Do UOL, em Foz do Iguaçu

18/04/2013 21h02

Um momento de emoção marcou o desfecho da disputa da Mega Rampa nos X-Games de Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira. Morto em março passado, o cantor Chorão acabou homenageado pelos vencedores e virando o principal tema da entrevista coletiva oficial. O australiano Jake Brown dedicou seu bronze ao vocalista de rock e acabou provocando uma cena de lágrimas do campeão da prova, o brasileiro Bob Burnquist.

Amigo do vocalista do Charlie Brown Jr., Jake Brown disputou o evento no Brasil com a imagem ídolo da música em seu skate, junto com o nome de Chorão.

"O resultado de toda essa competição, dedico à amizade que tive com o Chorão. Foi uma grande perda para o Brasil e para o mundo. Foi uma grande experiência ter sido amigo dele. Foi um breve tempo em que convivemos, mas foi uma das pessoas mais especiais que conheci, pela maneira que ele amava esse país, o que fez para o seu povo. Passei algumas semanas com ele em São Paulo. Era uma pessoa especial. Bob conhecia ele mais do eu", declarou o australiano.

Jake Brown e Chorão se conheceram durante uma etapa do Mundial de skate vertical na Bahia há alguns anos. Desde então preservaram a amizade e até gravaram uma música juntos. Após a morte do cantor, o australiano manifestou seu pesar através de algumas mensagens pelo Twitter.

Após se recompor das lágrimas, o vencedor da Mega Rampa nos X-Games também dedicou palavras elogiosas ao cantor falecido. Bob Burnquist conheceu Chorão em 2005, através de um amigo em comum.

"Ele carregava a bandeira do skate. Apesar de não ser skatista profissional, era um dos que mais representava o skate. Soube da morte dele no aniversário da minha filha, em 6 de março. Foi uma situação muito difícil. Antes de eu correr o campeonato eu estava escutando o Charlie Brown no meu quarto, foi uma emoção muito forte", comentou o brasileiro.

Chorão era um famoso entusiasta do skate e foi atleta da modalidade durante a adolescência. Após a fama com o rock, conseguiu construir uma pista particular em Santos de fazer inveja a muitos entusiastas da modalidade. 

Com a lembrança do amigo Chorão viva na mente, Burnquist conquistou sua 23ª medalha nos X-Games, sendo a décima de ouro. O brasileiro terminou a disputa à frente do o norte-americano Elliot Sloan, para alegria da torcida que lotou o complexo radical em Foz do Iguaçu.

*o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil