Topo

Bob Burnquist satisfaz público brasileiro de Foz e leva o ouro na Mega Rampa

Bob Burnquist comemora em Foz o quinto ouro da carreira no Big Air dos X-Games - Otavio Neto/ESPN Library/Divulgação
Bob Burnquist comemora em Foz o quinto ouro da carreira no Big Air dos X-Games Imagem: Otavio Neto/ESPN Library/Divulgação

Bruno Freitas*

Do UOL, em Foz do Iguaçu

18/04/2013 19h58

Atleta mais assediado por público e mídia na edição brasileira dos X-Games, o brasileiro Bob Burnquist satisfez as expectativas do público em Foz do Iguaçu na noite desta quinta-feira, no primeiro dia do evento, com a conquista do ouro no Big Air, prova mais conhecida no país como Mega Rampa.

Com somatória final de 88.33, Burnquist conseguiu ficar à frente do norte-americano Elliot Sloan e do australiano Jake Brown, que completaram o pódio. O brasileiro acabou colhendo frutos da regularidade de acertos em toda a sessão de uma hora e meia.

Esta foi a 23ª medalha nos X-Games (o 10º ouro) de Bob Burnquist, um veterano que começou a disputar o evento radical em 1995, há quase 20 anos. O ídolo nascido no Rio de Janeiro ainda tem seis de prata e sete de bronze. 

Com origem no skate vertical, Bob Burnquist agora soma cinco ouros no Big Air, sendo três consecutivos. O brasileiro é o maior nome da história da prova e conta com o privilégio de ter uma pista própria para treinar no quintal de casa, na Califórnia.  

Apesar do empenho dos adolescentes Tom Schaar (13 anos) e Mitchie Brusco (16), desde o início a disputa ficou concentrada nas manobras dos veteranos Bob Burnquist e Jake Brown. A dupla foi responsável pelos movimentos que mais mexeram com o público de Foz na disputa.

O australiano de 38 anos impressionou primeiro, com um 720 graus na passagem pelo vão, antes de ir ao quarter pipe. Burnquist (36) respondeu com a mesma rotação, mas combinando com um rodeo flip (manobra popular no snowboard), arrancando aplausos animados até de seus adversários.

Apenas oito competidores disputaram as medalhas da modalidade na grandiosa pista do complexo de Foz do Iguaçu. Além de Bob, outros dois brasileiros estiveram em ação, com Edgard Pereira em 5º lugar e Rony Gomes, em 6º.

A disputa do Bir Air aconteceu nesta quinta-feira depois de uma mudança de horário de último momento. Na quarta a organização decidiu antecipar a prova em três horas, em razão da preocupação com o sereno da noite de Foz do Iguaçu. Segundo os skatistas, a água deixaria a competição perigosa e impraticável.

Mesmo com a alteração de programação a área designada à Mega Rampa recebeu grande público para as disputas. A estrutura volta a servir os X-Games nesta sexta, mas desta vez com os atletas do BMX e suas bicicletas voadoras.

*o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil