Topo

Destaque do BMX, venezuelano diz que crise e mortes no país roubam sua concentração

Venezuelano Daniel Dhers é um dos grandes nomes do BMX Freestyle Park na atualidade - Harry How/Getty Images/AFP
Venezuelano Daniel Dhers é um dos grandes nomes do BMX Freestyle Park na atualidade Imagem: Harry How/Getty Images/AFP

Bruno Freitas*

Do UOL, em Foz do Iguaçu

18/04/2013 16h00

A Venezuela tem um único medalhista na história dos X-Games e, na véspera da edição do Brasil, esse atleta não tira da cabeça a tensão que domina o seu país. Destaque do BMX Park, Daniel Dhers admite que se sente desconcentrado pelo clima de violência e mortes que paira sobre seus compatriotas dias depois das eleições nacionais.

Na última terça, sete pessoas morreram em uma manifestação da oposição, que demandava a recontagem de votos da vitória de Nicolás Maduro sobre Henrique Capriles. Eleito, o herdeiro político de Hugo Chávez acusou o adversário de incitar o clima de violência.

"É um momento bem difícil, depois das eleições este domingo, que o chavismo ganhou por margem muito apertada. Está difícil, estou tentando não olhar muito para o Twitter. Meus amigos falam que não podem sair de casa, a situação está difícil lá", declarou Dhers em entrevista na última quarta-feira.

"Fico com saudades, mas a hora é de competição, de tirar tudo isso da mente, de competir. Venho treinando há muito tempo, mas acabo desconcentrado por isso", acrescentou o competidor.

O ciclista radical venezuelano começou a andar de BMX em seu país, mas se desenvolveu no esporte depois de mudar para Argentina e, posteriormente, para os Estados Unidos. Daniel Dhers é dono de quatro medalhas dos X-Games em sete participações.

Com Daniel Dhers como um dos grandes favoritos, a disputa do BMX Park nos X-Games de Foz acontece na tarde do próximo sábado.

*o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil