Topo

Sereno de Foz deixa Mega Rampa perigosa e força mudança de horário

Aderência da Mega Rampa é preocupação dos skatistas em razão do sereno da noite de Foz -  EFE/Marcelo Sayão
Aderência da Mega Rampa é preocupação dos skatistas em razão do sereno da noite de Foz Imagem: EFE/Marcelo Sayão

Bruno Freitas*

Do UOL, em Foz do Iguaçu

18/04/2013 06h00

Uma mudança de última hora mexeu com a atração mais esperada dos X-Games, evento que começa nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu. Vedete da programação do primeiro dia, a Mega Rampa precisou na última quarta ter seu horário antecipado para evitar o sereno tradicional da noite de Foz do Iguaçu e a consequente ameaça à estabilidade em uma pista molhada.

Após meses de planejamento, o problema foi detectado apenas nos últimos dias, com os treinos dos atletas de skate e de BMX no local.

A disputa do Big Air com Bob Burnquist e companhia foi transferida das 21h30 para 18h30 desta quinta-feira, em horário de Brasília.

"Tive a chance de andar ontem [terça]. Existe um indício grande de umidade, de a rampa ficar perigosa, por isso a adiantada nos treinos. Com o horário antigo, as disputas chegavam até umas 11h da noite. Nos últimos três ou quatro dias tem sido constante [o sereno]. Chega umas 8h e começa a ficar impraticável para a prática do skate", comentou Burnquist, estrela brasileira com 22 medalhas de X-Games no currículo.

"Eu treinei na pista mais cedo, justamente para ver como ia ser essa transição da manhã para noite. E a gente viu que de noite não ia rolar o evento porque tem bastante sereno. Skate com a rampa molhada não dá certo, não combina. Foi essencial essa mudança de horário", endossou Rony Gomes, outro brasileiro da modalidade.

A alteração de programação também atinge a disputa do BMX na Mega Rampa de Foz, marcada para a noite de sexta. Os homens voadores das bicicletas também falaram com preocupação sobre a umidade da pista brasileira.

"É como guiar uma bicicleta em cima de um sorvete. Está fora de questão, é muito perigoso. A decisão de adiantar foi acertada. Melhor andar enquanto ela tem aderência", declarou o norte-americano Kevin Robinson, um dos destaques do BMX, em sua 17ª aparição no evento.

Os ingressos para as disputas do Bir Air do skate foram os primeiros a terminar nas vendas para os X-Games Brasil. Além de 600 lugares em arquibancada, o público também acompanhará a ação ao lado da pista em uma área livre.

A organização do evento informou na quarta-feira que ao espectador que havia comprado ingressos para ver a modalidade será oferecido um bilhete para o Moto X Enduro, que acontece às 20h do mesmo dia. Os fãs que não aceitarem a cortesia poderão pedir o reembolso no ponto de venda.

*o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil