Topo

Lenda do skate vertical, Hawk se diverte em cataratas e churrascaria em Foz

Quarentão Tony Hawk se apresenta para os fãs brasileiros em Foz do Iguaçu - Phil Ellsworth/ESPN Library/Divulgação
Quarentão Tony Hawk se apresenta para os fãs brasileiros em Foz do Iguaçu Imagem: Phil Ellsworth/ESPN Library/Divulgação

Bruno Freitas*

Do UOL, em Foz do Iguaçu

19/04/2013 16h00

 

Sem adversários no skate vertical, Tony Hawk se retirou do esporte em âmbito profissional precocemente aos 31 anos, em 1999. Mesmo assim, o norte-americano preserva a aura de lenda dos esportes radicais em suas andanças pelo mundo, seja em eventos de exibição ou como comentarista de TV. E esta rotina se mantém intacta na visita a Foz do Iguaçu para a edição brasileira dos X-Games.

Não importa que Hawk esteja fora do mundo competitivo há mais de dez anos. O séquito de admiradores do norte-americano é grande no Paraná, como atestou o público que acompanhou a exibição do astro na pista vertical montada junto às cataratas do Iguaçu.

Perto de completar 45 anos, Hawk exibiu um repertório ainda de respeito, digno de quem é apontado como melhor da modalidade na história. No norte-americano foi, por exemplo, o primeiro do skate vertical a executar a manobra dos 900 graus.  

Hawk tem se divertido em Brasil, registrando os melhores momentos em sua conta de Twitter. No espaço o skatista registrou seu espanto com a beleza das cataratas e ainda elogiou a cultura do churrasco da região.

"Eu achei um outro half pipe. Esse lugar é inacreditável", afirmou Hawk a respeito da queda d’água mais famosa da América do Sul.

"Benvindo ao Brasil. Fred Flintstone estaria maravilhado", escreveu em tom de brincadeira sobre uma costela servida no jantar na churrascaria.

Comentarista da ESPN norte-americana para as provas de skate do evento, Hawk ficou admirado com a vitalidade exibida pelos veteranos Bob Burnquist e Jake Brown, dois de seus antigos rivais no vertical. Ambos foram os destaques da competição da Mega Rampa na noite de quinta-feira, com ouro do brasileiro e bronze para o australiano.

*o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil