Topo

Quarentão Lasek vence brasileiros na final do vertical junto às cataratas

Lasek voa pela pista das cataratas do Iguaçu e conquista o quinto ouro da carreira na modalidade - Phil Ellsworth/ESPN Library/Divulgação
Lasek voa pela pista das cataratas do Iguaçu e conquista o quinto ouro da carreira na modalidade Imagem: Phil Ellsworth/ESPN Library/Divulgação

Bruno Freitas*

Do UOL, em Foz do Iguaçu

20/04/2013 15h42

No paradisíaco cenário do skate vertical junto às cataratas do Iguaçu, o veterano norte-americano Bucky Lasek, de 40 anos, conquistou neste sábado o ouro dos X-Games, derrotando os brasileiros, donos da casa. O pódio contou com dois representantes do país anfitrião do evento, com Sandro Dias em segundo lugar e Marcelo Bastos, em terceiro.

Desta forma, o quarentão Lasek chega ao quinto ouro da modalidade na história dos X-Games, num total de 16 medalhas do evento. Por sua vez, o hexacampeão do mundo Sandro Dias acumula agora oito medalhas na Olimpíada dos esportes radicais.

"Estou muito feliz, o Bucky é meu ídolo, o Sandro também. É uma honra estar no pódio com eles", declarou Marcelo Bastos à ESPN logo após a conquista do bronze. 

A disputa do vertical em Foz do Iguaçu teve uma hora e meia de duração, dividida em três etapas, com notas separadas.  O formato foi considerado “confuso” pelo hexampeão mundial Sandro Dias, em crítica manifestada ao vivo na transmissão de TV durante a competição.

A final começou com uma sessão para manobras na borda, com o acréscimo de um caixote de extensão acima do half pipe. Depois os competidores tiveram os convencionais 45 segundos para uma volta completa (full run). A última parte estimulou a melhor manobra dos atletas (best trick).

O canadense Pierre-Luc Gagnon largou na frente na primeira sessão, do caixote, mas Bucky Lasek assumiu o comando a partir da etapa da volta completa.

Por sua vez, o brasileiro Sandro Dias tentou usar parte de seu repertório de 12 variações de 540 graus e se manteve entre os primeiros a partir do final da volta completa. Depois emplacou um 900: "fazia dois anos que eu não acertava, e acertei logo na terceira tentativa".

Campeão do Big Air na última quinta-feira, Bob Burnquist desistiu da disputa do vertical no meio do caminho, logo após a primeira sessão, em razão do desgaste que a Mega Rampa geralmente impõe a seus atletas.

Outra sensação da Mega Rampa que não conseguiu repetir o desempenho no vertical foi o menino Tom Schaar, fenômeno de apenas 13 anos. Quarto no Big Air, o adolescente norte-americano acertou pouca coisa junto às cataratas, mas no fim emplacou o seu 900 graus e terminou fora do pódio.

*o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil

PONTUAÇÃO FINAL

1. Bucky Lasek (EUA) - 91.1625
2. Sandro Dias (BRA) -86.995
3. Marcelo Bastos (BRA) - 86.1625

4. Andy MacDonald (EUA) -85.665
5. Danny Mayer (EUA) – 81.745
6. Tom Schaar (EUA) – 78.2475
7. Pierre-Luc Gagnon (CAN) -74.495
8. Bob Burnquist (BRA) – 0.25