Topo

Novo vídeo mostra salto estratosférico de Baumgartner em três ângulos

Do UOL, em São Paulo

15/10/2013 13h22

Para comemorar um ano do salto de 39.045 metros de altura realizado pelo austríaco Felix Baumgartner, a equipe Red Bull Stratos divulgou um novo vídeo, que mostra a queda em três ângulos diferentes, além de apresentar gráficos importantes para entender a velocidade e a força da gravidade que agiu sobre o saltador.

Os gráficos contém dados também sobre a frequência cardíaca de Baumgartner durante o salto. O austríaco demorou duas horas e meia para chegar à altura desejada, e apenas cerca de dez minutos na queda de volta à superfície.

A primeira parte do vídeo mostra como Baumgartner girou nos primeiros segundos da queda. “Eu nunca pensei que ia perder a minha vida, mas estava desapontado porque perderia meu recorde. Coloquei sete anos da minha vida nisso”, disse o saltador ao Daily Mail.

“Nessa situação, quando você fica girando, é como estar no inferno e não saber se pode sair dali ou não. Claro que era aterrorizante. Eu estava lutando até o fim, porque eu sabia que devia haver um momento no qual conseguiria lidar com isso”, descreveu o saltador.