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Ninja das trilhas do mountain bike conta como fugiu da erupção de vulcão

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

18/11/2013 18h58

Ele é tricampeão mundial de bike trial, pentacampeão norte-americano, participou da cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Atlanta em 1996 e é considerado um dos pioneiros do free ride mountain bike mundial.

Aos 47 anos, o  “Ninja das Trilhas” como é conhecido o suíço naturalizado americano Hanjorg Rey, ou simplesmente Hans Rey, é uma lenda viva do esporte que pratica desde a década de 70.

“Eu viajo o planeta em busca de trilhas extremas com o objetivo de explorar lugares lendários e míticos”, é a frase de abertura do site pessoal de Rey, que também é chamado de “ No Way Rey” ("Rey Sem Chance", em uma tradução livre), justamente por conseguir ultrapassar obstáculos e andar em lugares remotos.

Fora das competições desde 1997, o lendário mountain biker leva a vida sobre o selim, e já participou do longa metragem Tread (1994), entrou para o Hall da Fama do esporte em 1999, e desde então parte para explorar o planeta com sua equipe Hans Rey Team, com a qual já visitou mais de 60 países. Graças a essas aventuras, foi manchete em mais de 160 veículos de comunicação de todo o mundo.

“Hans Rey é um ícone do MTB, uma geração inteira dos amantes da modalidade foi moldada por ele, que certamente foi um dos exponenciais para o crescimento e o desenvolvimento da categoria no mundo”, afirma o gerente de produtos da marca de bicicletas GT no Brasil, Roberto Nogueira.

Hans veio ao Brasil justamente para participar do lançamento de dois modelos de bike que levam sua assinatura pela marca americana GT – empresa que o patrocina desde 1987 – e que entrou recentemente no Brasil depois da chegada da Cannondale Sports Unlimited.

Foi em cima de uma GT que Rey conquistou seus principais títulos no MTB e ganhou projeção mundial nas diversas demonstrações de free-riding pelo mundo.

Um exemplo é seu famoso salto sobre um carro na autoestrada 405, em Los Angeles, nos Estados Unidos, além do inacreditável salto sobre a água, em Queenstown, na Nova Zelândia.

Hans Rey também é o fundador da Wheels 4 Life, uma instituição de caridade americana sem fins lucrativos que visa mudar a vida das pessoas por meio do uso de bicicletas.

A reportagem do UOL Esporte aproveitou a vinda do lendário mountain biker durante a Brazil Cycle Fair, no Expo Center Norte, para gravar uma rápida entrevista com o fera no estande da Cannondale, onde contou um pouco sobre sua trajetória sobre duas rodas, a evolução da bike como produto, e até uma incrível aventura de fuga de uma vulcão em erupção.

UOL Esporte – Quem é o Hans Rey?

Hans Rey - Eu sou um mountain biker profissional, e ando de bike há 26 anos. Eu sou um ex-campeão mundial de bike trial e sou considerado um dos pioneiros de pilotagem livre e corridas radicais. Atualmente eu faço várias viagens de aventura pelo mundo e vivo de bike. 

UOL Esporte - Esta é sua primeira visita ao Brasil?

Hans Rey - Esta é minha segunda visita ao Brasil. Eu vim pra cá há 13 anos quando fiz uma aventura em Minas Gerais e também fui para o Rio de Janeiro, pilotando por trilhas e andando de bike em frente ao Corcovado. 

UOL Esporte - Você já se arriscou desnecessariamente?

Hans Rey- Você sabe, é difícil dizer. Eu tento minimizar o risco, e evito isso, mas a natureza do que fazemos pode ser perigoso. Além do mais nós corremos por trilhas e terrenos muito desafiadores, mas o maior perigo é a mãe natureza,. Isso porque nós nunca sabemos quando a temperatura irá mudar ou um vulcão iráexplodir, coisas desse tipo, sabe?

UOL Esporte- Qual foi sua experiência mais perigosa?

Hans Rey- A coisa mais perigosa que eu vivenciei foi quando eu estava andando de bike no Havaí e a lava quente do vulcão estava realmente explodindo atrás de mim. Mesmo usando três casacos para me proteger, a onda de calor estava rolando e vinha do oceano estava fervendo a uns dois mil graus. Foi algo muito louco.

UOL Esporte - Como você vê a evolução das bikes desde que você começou a pedalar?

Hans Rey - No início as bikes eram feitas de aço. A partir daí começaram a usar alumínio, depois titânio e atualmente a fibra de carbono é algo muito popular. Mas a suspensão das bikes também evoluiu. Há muita tecnologia envolvida nos garfos e na suspensão. O mesmo aconteceu com os freios, que agora são freios hidráulicos. Simplesmente tudo está ficando cada vez melhor, é ótimo fazer parte dessa evolução e ver tudo isso acontecendo na nossa frente.

UOL Esporte - Algum recado para os seus fãs e para os iniciantes no Brasil?

Hans Rey - Eu posso apenas recomendar para todos que andem de bike. Existem muitas formas diferentes de fazer isso. Não precisa ser extremo, nem ser difícil. Tem apenas de ser divertido, deve ser divertido andar de bike com amigos e curtir a natureza, e se desejar extrapolar os limites... vá em frente.