Topo

Eles saltaram mendigos com sua bikes. E postaram o vídeo na internet

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

03/04/2014 06h00

Um vídeo publicado em fevereiro na internet por uma loja de bicicletas da Califórnia tem causando polêmica nos Estados Unidos. Nele, dois pilotos de BMX saltam sobre mendigos e moradores de rua.  O debate sobre o tema saiu das redes sociais e foi parar na grande imprensa americana, com reportagens -e críticas- em algumas das maiores redes de TV do país.

A responsável pela postagem do vídeo em seu canal no Youtube e sua página no Instagram foi a OSS (sigla de On Same Shit). Após a repercussão negativa, o dono da loja,  Adam Grandmaison, emitiu uma nota oficial pedindo desculpas. Segundo a nota, “o vídeo foi postado porque fazer manobras desse tipo nas ruas faz parte da cultura do BMX. Em nenhum momento os moradores de rua correram perigo pois os bikers são profissionais e podem saltar muito mais alto do que aquilo.”

Além disso, a loja que afirmou que os bikers Brandon Begin, Jeff Cadger e David Grant não tinham a intenção de ofender, nem machucar ninguém e que “não apoia ninguém que desrespeite os sem-teto e pede desculpas por qualquer um que tenha se sentido ofendido por isso”.

A polícia de Los Angeles afirmou em entrevista para o canal CBS que não vê nenhum crime nesse caso.