! Neco Padaratz é campeão mundial do WQS 2003 - 23/11/2003 - UOL Esporte - Surfe
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  23/11/2003 - 13h08
Neco Padaratz é campeão mundial do WQS 2003

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Neco Padaratz é o novo campeão mundial do WQS (World Qualifying Series), espécie de segunda divisão do surf mundial. O título foi garantido neste sábado (22) após o único adversário do surfista brasileiro, o australiano Trent Munro, ser eliminado na segunda semifinal do Vans Hawaiian Pro.

Neco Padaratz é considerado por estrelas como Sunny Garcia - campeão mundial em 2000 - como o único surfista tupiniquim capaz de conquistar o WCT (World Championship Tour), primeira divisão do surf mundial.

Nas semifinais, o título mundial acabou sendo definido para Neco Padaratz, que emplacou uma dobradinha verde-amarela com o baiano Armando Daltro, com os dois derrubando Tim Curran (EUA) e o atual campeão mundial Andy Irons na disputa pelas duas primeiras vagas no pódio do Vans Hawaiian Pro.

Irons não conseguiu achar as ondas e terminou em último, mesma posição do outro grande favorito ao título da etapa final em Haleiwa Beach, o número 1 do WCT Kelly Slater (EUA).

Se uma dobradinha brasileira ganhou a primeira semi, na segunda deu vitória dupla da Austrália, com Troy Brooks e Jake Paterson barrando Trent Munro e garantindo o troféu de campeão mundial do WQS 2003 para o brasileiro Neco Padaratz.

Na decisão, ainda vibrando com a conquista, Neco e todos os finalistas viram Troy Brooks praticamente sacramentar a vitória nos 10 minutos iniciais da bateria. O jovem australiano arrancou uma nota 8,17 em sua primeira onda e uma 8,27 na segunda para estabelecer uma imbatível marca de 16,44 pontos de 20 possíveis.

Só que ele era o único que não poderia vencer, pois com isso ganhou a última posição na lista dos 15 surfistas que o WQS classifica para o WCT que era ocupada pelo paulistano Renan Rocha.

O baiano Armando Daltro recebeu uma nota 7 em sua segunda onda e ainda tentou reverter a situação, porém não conseguiu e terminou com um brilhante vice-campeonato no Havaí para confirmar sua permanência na elite mundial.

Além dele, também se garantiram no WCT de 2004 pelo ranking de acesso o carioca Raoni Monteiro e o potiguar Marcelo Nunes, que perdeu logo em sua estréia em Haleiwa e caiu para o penúltimo lugar na lista dos 15 do WQS.

Quem também fugiu definitivamente da zona de rebaixamento foi o paranaense Peterson Rosa, que acabou barrado junto com o cabo-friense Victor Ribas pelo campeão Troy Brooks e o favorito Kelly Slater nas oitavas-de-final.

Peterson, Vitinho, Neco e Paulo Moura (PE), são os brasileiros que estão confirmando seus nomes pelos dois rankings, pois também aparecem entre os 27 que são mantidos no WCT.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias