No dia 14 de abril de 1990, na Vila Capanema, em Curitiba, o Paraná Clube enfrentava o Campo Mourão pelo Campeonato Paranaense. Era um jogo de meio de calendário, ainda de primeira fase. Vitória ou derrota não faria muita diferença. Pois foi nessa partida de pouca importância que o zagueiro Vágner Bacharel começou a morrer.
O lance em questão, no início do segundo tempo, era trivial. Falta na direita a favor do Paraná Clube, Charuto lateral direito do Campo Mourão estava na marcação, a bola foi alçada na área para o cabeceio do capitão Vágner Bacharel, um dos mais experientes do time, Charuto se antecipou e de cabeça cortou o cruzamento, foi quando aconteceu o choque cabeça com cabeça. O choque foi muito forte.
Bacharel caiu e reclamou de dores. Charuto também. Em um tempo em que os médicos não tinham muito a dizer sobre manter ou não um jogador em campo, Charuto lembra de ter insistido para voltar a jogar, apesar de um galo imenso na testa e a visão embaçada no olho esquerdo.
Bacharel caiu no lance, aparentemente desmaiado. Acordou rapidamente, reclamando de dores na coluna. Saiu de colar cervical diretamente para o hospital. A dor que ele estava sentindo, porém, não era no pescoço. Mas demoraram muito a perceber isso.