Não demorei para perceber que Arraial do Cabo não me levaria longe. Decidi treinar em academias no Rio de Janeiro, eram três horas de viagem de ônibus. Precisava arrumar dinheiro com um, com outro, e dormir na casa de primos ou tios. Não queria ser um fardo para ninguém.
Trabalhei para bancar meus treinos e fazia o que aparecia: fui pedreiro, garçom, fiz passeios de barco na minha cidade. Nunca tive um estudo tão avançado, fui acabar a escola com 27 anos porque realmente optei pela luta. Nunca tive realmente um plano B.
Foi na época de garçom que me envolvi com a minha esposa. A gente se conhecia desde a adolescência. Para mim, foi paixão imediata, mas ela não deu muita bola e foi viver a vida. Depois de anos sem nos vermos, foi ela quem me mandou mensagem.
Desde aquela notificação, a gente nunca mais se separou. Meu filho mais velho é fruto de um relacionamento anterior dela. Comecei a criá-lo quando ele tinha um ano. Em dois meses, já estávamos morando juntos, em seis ficamos grávidos e vai fazer 11 anos que estamos juntos. Tê-la ao meu lado foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.
Meu verdadeiro sacrifício sempre foi ficar longe da minha família.
Viajei aos Estados Unidos várias vezes. Na primeira, dormi sozinho na academia por um mês. Em outra, não tinha alojamento para mim e estava prestes a voltar para o Brasil, mas uma senhora que eu mal conhecia abriu a porta da casa dela para mim. Pude treinar e fiz uma participação muito boa no TUF (The Ultimate Fighter), tanto que fui contratado pelo UFC.
Uma das viagens, que seria de uma semana, durou cinco meses. Em todas essas vezes, minha esposa ficou com as crianças e me incentivou a correr atrás do meu sonho. Cheguei a levá-los para lá, morava de aluguel, mas veio a pandemia. Os eventos acabaram e me vi em uma situação financeira ruim que não poderia segurar minha família nos Estados Unidos. Então, eles voltaram para o Brasil e ficamos oito meses sem se ver.
Acho que perdi no mínimo dois anos da vida dos meus filhos. Tento recuperar esse tempo todos os dias quando estou com eles.