Teve gente que o chamou de louco, e ele mesmo diz que foi um movimento ousado. André Hernan deixou o grupo Globo, seu primeiro e único emprego, após 18 anos, no melhor momento da carreira. Agora, o jornalista de 41 anos começa uma caminhada com vários desafios: ele terá um canal próprio no YouTube.
Brasileiro por acidente, como ele mesmo diz, André Hernan é filho de um casal de chilenos, que fugiu da ditadura de Augusto Pinochet nos anos 70. Segundo o jornalista, a vocação e coragem por grandes mudanças correm nas veias da família. Esse sentimento o motivou a fazer algo diferente.
"Nos últimos dois anos, eu sentia que a minha missão na televisão já estava cumprida. Eu precisava me desafiar. Eu estava entendendo que daqui um ou dois anos eu poderia cair naquilo que eu tinha mais medo na minha profissão, na minha função, que é a zona de conforto, achar que você chegou no topo, no melhor momento e que é hora de estacionar", disse o repórter.
Ao longo de sua carreira, Hernan cultivou leitores e espectadores com sua cobertura do chamado mercado da bola. Com fontes e informações em praticamente todos os clubes do país, ele revelou em primeira mão contratações bombásticas, rescisões e renovações. Agora, os papéis se inverteram: no mercado jornalístico, é ele próprio a contratação da temporada. O repórter firmou uma parceria com a NWB (Network Brasil), uma das maiores redes de canais digitais esportivos do país, responsável por comandar o "Desimpedidos", por exemplo.
Em conversa com o UOL Esporte, Hernan revisitou o passado e detalhou como foi deixar o time que defendeu por 18 anos para atuar em novos campos.