Um economista para animar a TV
Estilo despojadamente construído com inspiração na alma roqueira. Na oratória, muita gíria e, principalmente, falta de papas na língua sobre os mais variados temas. Aos 49 anos, Benjamin Back solidificou sua carreira com um estilo peculiar que contrasta com seu passado formal. Benja é economista e foi executivo por anos.
"Meio perdidão", classificou o apresentador sobre o período em que escolheu o curso voltado para finanças na PUC-SP. Ele brinca tanto com sua formação que aproveita para alfinetar o "jornalismo quadrado":
"Eu sou um visionário. Já previa que, 20 anos depois, os programas de futebol iam ficar tão chatos que eles iam falar de economia, entendeu?"
Benja se formou, ingressou no mundo corporativo a contragosto e foi funcionário da tradicional Vale Refeição. Quando a empresa assumiu alguns dos serviços de bilheteria do Campeonato Paulista, porém, sua vida mudou. Ele entrou no futebol e nunca mais saiu.
Sua fórmula de sucesso é simples: ser "curto, objetivo, irreverente, bem humorado, polêmico e, principalmente, informativo". Com estes sete elementos, ele avisa que "o cara vai estar cagando e andando se você estará de camiseta e tênis ou de terno e gravata".
É esse estilo que ele mostra nessa entrevista, em que relembra como virou um dos apresentadores mais importantes da TV brasileira, analisa os programas esportivos e fala de sua paixão pelo Corinthians - é, também, o mesmo estilo que ele vai trazer ao seu novo blog, que estreia no UOL amanhã (18/6).