Espaço para coadjuvantes

Fim de semana sem Palmeiras e Flamengo no Brasileirão evidencia disputa inicial com "atores" inesperados no G6

Igor Siqueira Do UOL, no Rio de Janeiro Ettore Chiereguini/AGIF

A "folga" de Palmeiras e Flamengo no fim de semana — por causa dos jogos da Copa do Brasil — e uma olhada rápida na tabela do Brasileirão são suficientes para perceber como a competição, depois de quatro rodadas, ainda não gira em torno da disputa dos apontados como favoritos. A Série A, no momento, é um palco no qual "coadjuvantes" ganharam espaço e isso ajuda a contar o enredo da disputa até o momento.

O Corinthians é o atual líder, com nove pontos. Reforçou a condição com uma vitória sobre o lanterna Fortaleza, graças a um gol contra. No G6, tem a companhia de Red Bull Bragantino, Atlético-MG (um dos favoritos originais), Santos, Coritiba e Cuiabá.

Considerando que três deles - corintianos, atleticanos e o Massa Bruta - terminaram entre os seis primeiros em 2021, metade do G6 neste início de campeonato traz ares de "zebra". O Coritiba acabou de voltar da Série B. O Cuiabá foi 15º no Brasileirão 2021. O Santos, décimo.

Até a artilharia está meio "fora de órbita", sendo dividida entre Calleri, do São Paulo, e Léo Gamalho, do Coritiba — ambos têm quatro gols. Hulk e Róger Guedes vêm atrás, com três.

Neste começo de Brasileirão, não há um time avassalador, embora três ainda estejam invictos — Atlético-MG, Red Bull Bragantino e o próprio Santos. O Galo, inclusive, empatou com o mesmo Goiás que já tinha segurado um 1 a 1 com o Palmeiras neste ano.

Quanto à liderança, o clássico São Paulo x Santos é a pendência da rodada para hoje (2). Se o Peixe vencer, sobe mais degraus e retoma a ponta.

Ler mais
Ettore Chiereguini/AGIF

O gol que deu a vitória e a liderança ao Corinthians

Não foi aquele jogo brilhante. Já vi que esse campeonato não é fácil, qualquer equipe pode criar problemas, é boa essa equipe do Fortaleza. Aqui no Brasil, sequer temos tempo para estar doentes. Acabei o jogo, já vamos viajar. Está louco! O calendário não nos permite respirar um bocadinho. Ganhamos, vamos desfrutar um bocadinho... Não!

Ler mais

Vitor Pereira, Técnico do Corinthians, que voltou a dirigir o time à beira do campo após se curar da covid-19

Kely Pereira/AGIF

Como eles chegaram ali

A volta do Corinthians à liderança é uma resposta, não tão convincente, de um time que foi questionado pela derrota no clássico contra o Palmeiras, por 3 a 0. O placar magro e o fato de ter vencido por um gol contra evidenciam as dificuldades na NeoQuímica Arena diante do Fortaleza — que soma três derrotas em três jogos. E o próprio técnico Vitor Pereira admitiu isso. Assim como na primeira rodada, diante do Botafogo, Willian foi o melhor em campo, ao fim das contas. O que reforça a diferença que os medalhões podem fazer por aqui.

A perseguição ao Corinthians por parte do Bragantino já mostra uma consistência do projeto do clube, que tem investimento privado, aposta em jovens, dá estabilidade ao técnico Mauricio Barbieri e colhe frutos. O belo gol de Ytalo no Castelão foi o responsável pela vitória sobre o Ceará.

No caso do Coritiba, a posição de momento é fruto de uma resiliência do time dentro das partidas. Na rodada passada, foi buscar o empate com o Atlético-MG após sair perdendo por 2 a 0. Ontem (1), diante do Fluminense, um roteiro parecido: levou dois gols na primeira etapa e buscou a virada nos acréscimos do segundo tempo. Os 3 a 0 sobre o Goiás na primeira rodada sustentam o saldo de gols que deixa a equipe treinada pelo paraguaio Gustavo Morínigo em quinto. Especificamente diante do Flu, o "nó" do jogo foi desatado por causa da expulsão de André logo no início da etapa final. Os tricolores reclamaram, por outro lado, que a arbitragem ignorou uma cabeçada de Andrey em Yago Felipe que poderia gerar mais um cartão vermelho.

O Cuiabá não teve um caminho tão difícil neste início de Brasileirão e tem somado pontos que farão diferença para o objetivo principal de permanecer na elite. Depois de ganhar do Fortaleza, perder para o Fluminense e vencer o Juventude, o empate com o Atlético-GO manteve o time no bolo de cima.

Como foi a virada do Coritiba sobre o Fluminense

Isabela Azine/AGIF

Favoritos perderam pontos em Goiânia

Os times goianos passam longe da primeira prateleira do Brasileirão. Tanto Atlético-GO quanto Goiás estão na zona de rebaixamento, inclusive. Mas o trio de favoritos do Brasileirão — Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras — deixou pontos para trás quando houve duelos com eles.

Primeiro, o Fla estreou no Brasileirão com 1 a 1 diante do Dragão, em um jogo no qual apresentou problemas defensivos e vinha de "ressaca" da derrota na final do Carioca. O Esmeraldino, na rodada seguinte, repetiu esse placar contra o Palmeiras e ainda arrancou um 2 a 2 com os atleticanos, no sábado (30).

"Fico extremamente orgulhoso da entrega da equipe. O Goiás ficou atrás no placar duas vezes e buscou os gols contra uma equipe qualificada", disse Jair Ventura, técnico do Goiás.

Treinador do Galo, Turco Mohamed admitiu a falta de capacidade de "matar o jogo", já que o Galo esteve em vantagem por duas vezes. O argentino ainda pontuou que alguns gols sofridos nos últimos três jogos vieram quando os adversários imprimiram uma transição rápida da defesa para o ataque e isso pegou o Atlético desarrumado.

Os dirigentes atleticanos ficaram revoltados com a arbitragem. O pênalti para o Goiás foi marcado com auxílio do VAR. Além disso, o árbitro Bruno Arleu entendeu que uma solada de Danilo Barcelos na barriga de Guga foi só para amarelo.

Na súmula, ficou o registro da reclamação do diretor de futebol, Rodrigo Caetano: "Vocês foram uma vergonha hoje! Isso foi mandado? O Galo não pode vencer mais? Foi o Seneme (chefe de comissão de arbitragem)? Foi a CBF? Parabéns CBF!'"

A visão dos colunistas

Divulgação/UOL

Corinthians supera erros do técnico

A liderança provisória do Brasileiro é importante e merece ser festejada pela torcida. Agora, ainda muito mais importante é que Vítor Pereira, que foi muito mal na escalação e repetiu os mesmos erros de outras jornadas, tenha, enfim, aprendido com as bobagens reiteradas.

Ler mais
UOL

Como tem sorte esse Corinthians

Existem resultados injustos. Resultados revoltantes. E existe o que aconteceu na Neo Química Arena. Falo principalmente sobre o primeiro tempo. Mas é porque, na etapa inicial, o Fortaleza merecia ter feito pelo menos quatro gols no perdidíssimo Corinthians de Vítor Pereira.

Ler mais
UOL

Ganso quebra tabu de cinco anos

Há cinco anos e dez dias, o camisa 10 do Fluminense havia marcado dois gols em uma mesma partida pela última vez. O Coritiba, porém, estragou a ótima atuação do talentoso meia e virou de forma categórica, com direito a dois gols de Léo Gamalho, um deles nos acréscimos.

Ler mais
Ettore Chiereguini/AGIF Torcedor do Corinthians protesta contra o racismo, após casos em jogos da Libertadores

Torcedor do Corinthians protesta contra o racismo, após casos em jogos da Libertadores

Só acredito porque vi

Robson Mafra/AGIF

Eita, Muralha!

O goleiro Alex Muralha, do Coritiba, levou o frango da rodada, após aceitar um chute de Ganso, do Fluminense. A tentativa de espalmar a bola que veio de fora da área terminou com uma falha clamorosa. "Aconteceu um acidente", disse Gustavo Moringio, técnico do Coxa.

Ler mais
Reprodução

O gol que ele perdeu!

Botafogo e Juventude já empatavam por 1 a 1, aos 51 minutos do segundo tempo, quando Jadson teve uma chance de ouro. Gatito deu rebote dentro da área e o volante do time gaúcho alcançou a bola. Só que o chute saiu por cima, após leve desvio no goleiro.

Ler mais

Foram bem

  • Léo Gamalho

    Virou um dos artilheiros do Brasileirão graças à boa atuação na recuperação do Coritiba diante do Fluminense. Preciso no pênalti e mostrou presença de área no gol da virada.

    Imagem: Gabriel Machado/AGIF
  • Ganso

    O primeiro tempo do meia do Fluminense foi muito bom. Não é todo dia que ele faz dois gols. Depois de alguns anos no limbo, mostra uma temporada mais consistente no tricolor.

    Imagem: Gabriel Machado/AGIF
  • Jailson

    O goleiro do América-MG fez defesas importantes na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico. Se não fosse ele, o gol de Ramírez teria sido em vão. Foram pelo menos três boas intervenções.

    Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Ytalo

    O fato de gol do atacante do Red Bull Bragantino impressiona. Foi o responsável pela vitória fora de casa diante do Ceará que coloca o time em segundo no Brasileirão.

    Imagem: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Foram mal

  • André

    O pênalti cometido pelo volante do Fluminense teve como consequência a expulsão que mudou o cenário do jogo diante do Coritiba. Ao fim, o Flu não conseguiu segurar e levou a virada.

    Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM-ANDRÉ
  • Matheus Jussa

    O volante do Fortaleza deu bobeira depois de um cruzamento, não redirecionou o cabeceio e acabou fazendo o gol contra que gerou a derrota diante do Corinthians. O time é lanterna.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Fortaleza
  • Sampaio

    O zagueiro do Botafogo foi facilmente batido por Pitta em uma rara descida do ataque do Juventude. O lance resultou no gol do time gaúcho e quase estragou de vez a manhã no Nilton Santos.

    Imagem: Site oficial Botafogo
  • Alemão

    A atuação do atacante do Internacional, que até vinha bem nos últimos jogos, resumiu o que foi a jornada colorada diante do Avaí. Chances perdidas e nada de subida na tabela.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Internacional
Gilvan De Souza / Flamengo

Enquanto isso, na Copa do Brasil...

Por conta do calendário da Libertadores, a CBF reorganizou os jogos de Flamengo e Palmeiras. A partida entre eles pela quarta rodada foi antecipada — houve empate por 0 a 0 no Maracanã - e o jeito foi encaixar neste fim de semana os jogos de ida pela terceira fase da Copa do Brasil.

Os dois tiveram em comum a dificuldade para superar adversários teoricamente mais fracos, de virada. No caso do Palmeiras, a vitória por 2 a 1 se deu diante da Juazeirense, na Arena Barueri. O Fla, por sua vez, precisou apertar o passo para passar pelo Altos, no Piauí, depois de sair em desvantagem com um gol de bicicleta.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Flamengo encara o Botafogo, enquanto o Palmeiras tem jogo contra o Fluminense.

+Especiais

Igor Siqueira/UOL

Dia do goleiro: Manga faz 85 anos no Retiro dos Artistas e explica como quebrou tanto os dedos

Ler mais
Marcello Zambrana/AGIF

Atacantes começaram Brasileirão afiados: Calleri e Róger Guedes fizeram três gols em um só jogo

Ler mais
Pedro Souza/Atlético-MG

Hulk e Willian mostram como jogadores ex-seleção podem fazer a diferença no Brasileiro

Ler mais
Lucas Figueiredo/CBF

Brasileirão chega à 20ª edição dos pontos corridos, ao contrário do desejo inicial da Globo

Ler mais
Topo