Ídolo alviverde, o ex-goleiro Marcos adotou tom de resignação após a vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, e recorreu à seguinte análise:
"Nosso elenco é vitorioso, competitivo, esforçado, mas paramos no tempo. Tecnicamente, estamos ficando bem para trás de Flamengo e Galo. O que fazer?"
O questionamento é pertinente, sobretudo diante do cenário atual na tabela do Campeonato Brasileiro após a 20ª rodada, dos resultados recentes e da semifinal da Libertadores, que acontecerá em uma semana e meia - o Palmeiras terá o Atlético-MG como adversário.
Não se trata de descartar todo o trabalho do atual campeão da América e da Copa do Brasil. Mas quase nove meses após a conquista continental no Maracanã, o que o Palmeiras tem apresentado parece não ser suficiente para almejar o título brasileiro, conquistado pela última vez em 2018.
O time de Abel Ferreira, que tem sua parcela de responsabilidade, já fez os dois confrontos diretos com o Flamengo e perdeu ambos na atual edição do Brasileirão, chegando a nove partidas de "freguesia" no total. A temporada, inclusive, começou com a perda da Supercopa do Brasil nos pênaltis para o mesmo rubro-negro. Na tabela, o Fla ainda está um ponto atrás dos palmeirenses, mas tem dois jogos a menos.
Em relação ao Atlético-MG, o jogo do turno poderia devolver a liderança ao Palmeiras, que na ocasião chegou dois pontos atrás. Além de perder aquela partida por 2 a 0, o Palmeiras se vê hoje sete pontos atrás do Galo, que derrotou o Fortaleza nesta rodada.