Eu tenho que ser realista, não posso vender sonhos".
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, optou por não criar uma cortina de fumaça. A análise sem maquiagem admite que o time tem decepcionado nas últimas partidas do Brasileirão. Passada a 25ª rodada, a batalha pelo título parece utopia para quem agora tem o pior aproveitamento nas seis rodadas do returno. Os resultados recentes do Palmeiras estão piores que os da Chapecoense, já "condenada" à Série B do ano que vem.
A distância para o líder Atlético-MG saltou para 14 pontos, o que trouxe como consequência o aumento do tom na cobrança dos torcedores — agora presencialmente — e até uma mudança no discurso do treinador português, que há algumas rodadas ainda era de otimismo.
Com a vitória do Santos sobre o Grêmio (que culminou com a saída do técnico Felipão), o time de Abel Ferreira passou a ser o pior do returno porque só somou quatro pontos nos últimos seis jogos. A sequência mais recente é de quatro jogos sem vitórias, sendo três derrotas e um empate. O último tropeço foi para o Red Bull Bragantino, em pleno Allianz Parque: 4 a 2.
O UOL Esporte já levantou a discussão sobre o Palmeiras ter se tornado a terceira força no Brasileirão. Os resultados e até a admissão de Abel apontam mesmo para isso, embora o time esteja na final da Libertadores. A polarização que resiste é entre Atlético-MG e Flamengo.