No embalo das declarações mais polêmicas da semana que passou, Jorge Jesus disse que Vitor Pereira, do Corinthians, era o melhor técnico entre os portugueses que trabalham no Brasileirão. A amostra ainda é pequena, mas o Corinthians venceu o Red Bull Bragantino e manteve a liderança após a quinta rodada. Em contrapartida, Paulo Sousa — criticado pelo mesmo Jesus, em um movimento que gerou questionamentos éticos — ainda não conseguiu vencer um treinador português na campanha com o Flamengo na Série A deste ano.
O tropeço mais recente foi a derrota no clássico frente ao Botafogo de Luís Castro, por 1 a 0. No jogo anterior contra um compatriota pelo Brasileirão, o Flamengo empatou em 0 a 0 com o Palmeiras de Abel Ferreira. Passadas cinco rodadas, cada técnico português já teve pelo menos duas partidas contra compatriotas. E o treinador do Flamengo é o único que não venceu um jogo sequer.
Para Paulo Sousa, a semana foi complicada no embate com técnicos lusitanos até mesmo na Libertadores: o Flamengo sofreu para buscar o empate por 2 a 2 diante do Talleres, treinado por Pedro Caixinha. No confronto anterior, pelo menos, o rubro-negro venceu por 3 a 1.
A classificação do Brasileirão, com isso, fica bem longe do que se antecipava para o Flamengo. O time é o 14º, depois de uma rodada de tropeços também do Palmeiras e do Atlético-MG, que se colocaram como principais postulantes ao título deste ano, graças ao que fizeram em 2021. O Corinthians, enquanto isso, começa a criar uma "gordurinha" de pontos.