Quem ganhou mais?

UOL Esporte mostra, em gráficos, todo o histórico de confrontos dos 20 times que disputam o Brasileirão-2020

Rodolfo Rodrigues Colaboração para o UOL, em São Paulo Pedro Vilela/Getty Images

Com a unificação dos títulos da Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Brasileirão, feitas pela CBF em 2010, o Campeonato Brasileiro já conta com 60 anos de história. De 1959 para cá, foram realizadas 63 edições, com a presença de mais de 150 clubes. Atualmente, na Série A de 2020, serão 20 participantes, que carregam uma rivalidade histórica ao longo de todos esses anos de competição.

Para ver quem leva a melhor nessa disputa entre eles, levantamos todos os confrontos, de 1959 a 2019. O Palmeiras, maior campeão nacional com dez títulos, é também o que detém o melhor desempenho nos confrontos diretos entre os 20 clubes, com vantagem sobre 15 de seus 19 adversários (assim como o Grêmio), mas com um aproveitamento melhor de pontos (51,5%). Inter, Corinthians e São Paulo também figuram entre os mais vencedores.

Nos infográficos abaixo, é possível ver o desempenho de cada clube contra os seus rivais, com o número de vitórias, empates e derrotas, e os resultados através dos anos.

O material também contra diversas curiosidades estatísticas. Uma delas, a do confronto que mais aconteceu na história do Brasileirão: Flamengo x Santos já se enfrentaram 74 vezes. E ainda a maior freguesia — a do Bahia para o Inter, com 20 vitórias a menos.

Pedro Vilela/Getty Images

Confira os outros times

Essa matéria foi dividida em quatro partes. Nesta, você visualiza os times do Sul e de Minas. Os demais, aqui:

Wagner Meier/Getty Images

Rio de Janeiro

Confira todos os confrontos de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Ler mais
Miguel Schincariol/Getty Images

São Paulo

Confira os confrontos de Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo e Santos.

Ler mais
Alexandre Loureiro/Getty Images

Outros

Confira os duelos de Atlético-GO, Bahia, Ceará, Fortaleza, Goiás e Sport.

Ler mais

NAVEGANDO PELOS CONFRONTOS: os gráficos têm profundidade e são navegáveis. Toque no nome dos times rivais para ver o histórico de confrontos. Toque novamente e você verá os resultados das partidas. Para voltar, é só tocar na seta para cima.

Athletico-PR

Com um desempenho mediano (leva a melhor em oito confrontos e é freguês em outros oito), o Athletico tem como ponto positivo o bom retrospecto contra três dos quatro cariocas. São seis vitórias a mais que Botafogo e Fluminense e cinco a mais que Flamengo. Já diante dos paulistas o cenário é bem diferente: o rubro-negro não leva vantagem sobre nenhum deles.

Atlético-MG

Entre os 19 confrontos, o Galo é superior em 11 deles, com destaque para o Fluminense, com dez vitórias a mais. Por outro lado, tem seis grandes como pedras no seu sapato: Botafogo, São Paulo, Grêmio, Palmeiras e, principalmente, Corinthians e Internacional, para quem tem 10 e 12 vitórias a menos, respectivamente.

Coritiba

Dos 19 rivais, o Coxa leva vantagem em sete deles, com destaque para os confrontos contra Fluminense, Bahia (tem seis vitórias a mais) e o arqui-inimigo Athletico-PR (uma vitória a mais). Já diante de Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, Inter, Santos e Vasco, a freguesia é grande. O único confronto empatado é contra o Atlético-GO.

Grêmio

Ao lado do Palmeiras, o Grêmio é o time com mais fregueses na caderneta: são 15 entre os 19 rivais da Série A de 2020. O tricolor só leva a pior contra o Bragantino (uma vitória a menos), Palmeiras (18 vitórias a menos) e Santos (seis vitórias a menos). Contra o rival Internacional, o tricolor tem duas vitórias de vantagem (23 a 21).

Internacional

Na soma de todos os jogos que fez contra seus rivais da Série A de 2020, o Inter tem o segundo melhor desempenho (49,7%), atrás somente do Palmeiras (51,5%). Dos seus 19 confrontos, o Colorado está em desvantagem contra apenas três times: Corinthians, Grêmio e São Paulo. Já contra Bragantino, Ceará e Santos, os confrontos estão equilibrados.

+ Especiais

Bruno Ulivieri/AGIF

Onda de renovação passa, e Brasil tem um dos campeonatos com os técnicos mais velhos do mundo.

Ler mais
GETTY IMAGES

Dunga está há quatro anos sem treinar uma equipe e descarta voltar à seleção brasileira: "Meu tempo já passou".

Ler mais
Reprodução/Folhapress

Corinthians x Palmeiras: Oswaldo Brandão foi campeão no Palmeiras e tirou Corinthians de fila de 23 anos.

Ler mais
Lucas Figueiredo/CBF

Guia do Brasileirão mostra o time-base e explica como jogam os 20 times que disputam o torneio em 2020.

Ler mais
Topo