Protagonista

Decisões controversas levam VAR ao primeiro plano na briga entre Inter e Fla pelo título

Do UOL, em São Paulo Max Peixoto/Estadão Conteúdo

Árbitro de vídeo vira polêmica na reta final

As vitórias de Internacional e Flamengo, conquistadas na tarde de ontem (14), afunilaram a briga pelo título do Campeonato Brasileiro, que pode ser decidido no domingo que vem, quando líder e vice-líder se enfrentam no Maracanã. Enquanto chega a sua fase mais decisiva, o o torneio vê emergir um protagonista incômodo: o árbitro de vídeo.

O sistema da CBF esteve no centro das discussões entre os torcedores envolvidos nas duas principais partidas da rodada. A situação mais grave aconteceu na vitória do Inter sobre o Vasco em São Januário. Por uma falha técnica, o VAR não conseguiu auxiliar o árbitro em campo no lance que resultou no primeiro gol dos gaúchos, o que levou a direção cruz-maltina a pedir a anulação da partida.

A 36ª rodada também marcou o fim oficial da briga do Atlético-MG pelo título. Na parte de baixo da tabela, o Coritiba se juntou ao Botafogo e confirmou seu rebaixamento à Série B após perder para o Santos na Vila Belmiro.

Veja os destaques do fim de semana do Brasileirão.

Max Peixoto/Estadão Conteúdo

As interferências do VAR nos jogos decisivos

  • Linha de impedimento falha e deixa juiz na mão

    O volante colorado Rodrigo Dourado marcou o primeiro contra o Vasco, mas, como sua posição era duvidosa, o árbitro Flávio Rodrigues esperou o VAR chancelar o gol. Mais de três minutos depois, o gol foi confirmado, mas sem a ajuda da tecnologia. De acordo com a TV Globo, o software que marca linhas no campo estava "descalibrado", o que impediu a atuação do VAR no lance. Em nota, a CBF confirmou que uma "questão técnica prejudicou a utilização das linhas de impedimento".

    Imagem: Reprodução/TV Globo
    Leia mais
  • Juiz confirma pênalti pro Vasco contra indicação do vídeo

    No segundo tempo, Flávio Rodrigues se envolveu em outra controvérsia com seus colegas de vídeo. O árbitro apitou um pênalti quando o vascaíno Cano caiu na área, mas o VAR imediatamente o chamou à beira do campo para rever o lance. Apesar da indicação, Rodrigues manteve sua decisão, confirmando o pênalti. O atacante acabou desperdiçando a cobrança.

    Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
  • Por pênalti, Cuesta desfalcará Inter em decisão contra o Flamengo

    Com a decisão de manter o pênalti, o árbitro manteve também um cartão amarelo para o zagueiro Victor Cuesta, que assim desfalcará por suspensão o Inter na decisão contra o Flamengo, no próximo domingo. O presidente colorado Alessandro Barcellos protestou: "Não aceitamos esse tipo de arbitragem. Não vamos aceitar interferências externas."

    Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
    Leia mais
  • Marcação em campo é revertida para confirmar gol do Flamengo

    Não foi apenas o jogo em São Januário que teve participação decisiva do VAR. Na vitória do Flamengo sobre o Corinthians no Maracanã (2 a 1), o árbitro Rafael Traci anulou por impedimento um gol de Gabriel Barbosa. Após checagem do VAR, o gol foi validado, mas a transmissão demorou para exibir a imagem com as linhas no campo, o que revoltou corintianos.

    Imagem: Paulo Sérgio/Estadão Conteúdo

O que disseram sobre a arbitragem

Inaceitável o erro do jeito que foi. Atrapalha totalmente. Estávamos com a cabeça boa, lutamos até o final. Eu não gosto de falar de arbitragem, mas essa podemos colocar na conta deles.

Ler mais

Neto Borges, lateral esquerdo do Vasco

Não sei o que aconteceu. Eu acabei fazendo o gol, e o juiz falou que eles (VAR) não estavam conseguindo fazer a linha lá em cima, por isso demorou um pouco. Mas eu estava numa posição legal, e o gol foi bonito.

Ler mais

Rodrigo Dourado, volante do Internacional

Nada houve de anormal.

Ler mais

Flávio Rodrigues, árbitro de Vasco x Inter, na súmula da partida

Opinião dos blogueiros

  • Menon

    O lance do gol de Rodrigo Dourado não pôde ser revisado. O motivo? Descalibragem na troca dimensional do cruzamento de imagens. Parece linguagem da Nasa. Um erro absurdo. Ou tem VAR em todos os jogos. Ou não tem em nenhum.

    Leia mais
  • Mauro Cezar

    Se Inter e Flamengo jogarem assim domingo que vem no Rio de Janeiro, a definição do campeão brasileiro será tão maluca e imprevisível quanto todo esse campeonato brasileiro. Difícil prever

    Leia mais
  • Rodrigo Mattos

    A requisição do Vasco de anular o jogo com o Intern por conta de falha no VAR dificilmente terá sucesso. A anulação do jogo só ocorre em caso de erro na aplicação da regra. E o protocolo de VAR da CBF prevê que falhas na tecnologia não implicam em invalidar a partida.

    Leia mais
Pedro H. Tesch/AGIF

São Paulo vence a primeira do ano e mantém chance de título

Depois de anunciar seu novo técnico, o argentino Hernán Crespo, o São Paulo finalmente voltou a vencer. A vitória por 2 a 1 de virada sobre o Grêmio em Porto Alegre foi a primeira de 2021 e reverteu a queda livre que a equipe vinha sofrendo desde o fim do ano passado.

O empate do Atlético-MG com o Bahia tirou dos mineiros qualquer possibilidade de ser campeão. Agora é o São Paulo o único que ainda pode se meter na briga entre Inter e Flamengo pelo título. Com um jogo a menos, o tricolor paulista precisa vencer os três que ainda lhe restam e torcer para gaúchos e cariocas perderem pontos.

Divulgação/Coritiba

Queda do Coritiba indica Série B acirrada em 2021

A derrota de 2 a 0 para o Santos na Vila decretou o sexto rebaixamento do Coritiba à Série B. Os paranaenses se juntam assim ao Botafogo, que já estava rebaixado e perdeu mais uma, agora no confronto direto com o Goiás (2 a 0 também). Vasco, Bahia e Goiás brigam para se afastar das duas vagas restantes à próxima edição da Série B, que já têm confirmados quatro clubes campeões da elite (Cruzeiro, Guarani, Botafogo e Coritiba).

O belo gol de Marinho que ajudou a rebaixar o Coxa

Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Sem jogar, Fluminense se garante na Libertadores

O Fluminense não precisou entrar em campo para confirmar seu retorno à Libertadores após oito anos. A derrota do Corinthians para o Flamengo garantiu ao tricolor carioca a matemática favorável ao seu retorno continental, ao menos da fase conhecida como "pré-Libertadores". O Fluminense visita o Ceará hoje e tem que somar pontos para ir direto à fase de grupos.

Ler mais
Cesar Greco/ Palmeiras

Palmeiras se recupera de vexame no Mundial e atropela Fortaleza

Depois de passar em branco no Mundial de Clubes do Catar, o Palmeiras voltou a jogar bem e não encontrou dificuldades para vencer o Fortaleza em casa. O 3 a 0 foi construído todo num intervalo de 18 minutos ainda no primeiro tempo. Sem muitas pretensões no Nacional, o Palmeiras se prepara para a final da Copa do Brasil, contra o Grêmio.

Topo