Negociações de televisão entre clubes e a emissoras de televisão costumavam ter renovações automáticas de contrato ou concorrência limitada até 2015. As conversas relacionadas ao Brasileiro em 2016 mudaram esse panorama e empoderaram os clubes na negociação.
Primeiro, foi o Athletico.
Depois, o Palmeiras.
Agora é a vez do Flamengo.
O atual campeão brasileiro e da Libertadores não fechou com a Globo a transmissão do Campeonato Carioca de 2020. Mais do que o efeito em um torneio, é um impasse que traz à mesa de negociações entre clubes e emissoras novos componentes.
Primeiro, a diferença entre as propostas dos dois lados é de cerca de R$ 60 milhões: a Globo oferece R$ 18 milhões, cota fixa igual a de outros grandes do Rio. O Flamengo pede R$ 80 milhões.
Segundo, o clube se ofereceu até a comprar direitos da emissora, o que seria inédito.
Terceiro, gera um impacto direto sobre o Campeonato Carioca deste ano —que pode não ter transmissão da final —que pode contaminar, a longo prazo, todos os Estaduais do país.