Quando determinou que usaria mais a base nesta temporada, o Palmeiras já falava em nomes como Patrick de Paula, Gabriel Menino, Veron, Wesley... mas, não, Danilo. O meio-campista de apenas 19 anos tornou-se uma das gratas surpresas do Verdão e é o caçula" do time na final da Libertadores, amanhã (30), contra o Santos.
Captado pelo clube como meia nas divisões inferiores, o garoto foi recuando em campo e, quando promovido, tornou-se simplesmente o substituto de Felipe Melo, e não decepcionou: ganhou a admiração tanto de Vanderlei Luxemburgo como a de Abel Ferreira. Com estilo de jogo agressivo, sem medo de arriscar uma jogada mais complicada, o camisa 28 ganhou espaço de modo bastante rápido, já que havia estreado como profissional apenas em setembro.
Nascido em Salvador (BA), Danilo chegou ao Palmeiras para integrar o time sub-17, em 2018. O caminho, porém, não foi fácil. Dispensado pelo Bahia no sub-15, o garoto cogitou por mais de uma vez abandonar a carreira, inclusive depois de chegar ao Verdão.
"Se voltasse [para a Bahia], eu ia dar dois murros em você", foi o que Danilo ouviu de Adenílson de Jesus Freitas, conhecido como Dego, seu professor quando jogava no Deguinhos da Bola, uma escolinha de futebol na Bahia. Dego conhece o jogador desde os dez anos de idade, mantém contato até hoje e vê o palmeirense como um grande exemplo para o projeto.
"O Danilo queria voltar depois de ir para o Palmeiras, porque dizia que o treinador não estava o levando para os jogos. Eu falei: seja persistente. Hoje ele não levou, mas vai levar depois. Aí veio a primeira viagem para a Ásia, e o Danilo ligou para contar que foi relacionado. Eu falei para ele: 'você saiu daqui sem Bahia e Vitória te aproveitarem, foi para um time grandioso, que qualquer jogador gostaria de fazer parte e você pensando em voltar. Seja persistente, se precisar comer grama, você vai comer grama'. Só não vá pegar nada dos outros para crescer", acrescentou Dego, ao UOL Esporte.
Danilo persistiu. Jogou a Copinha de 2020 com o Palmeiras sub-20 e começou a participar de treinos com Luxemburgo. Teve a primeira oportunidade, agradou e se firmou. Com contrato renovado até 2025, o garoto deixou o bairro Fazenda Coutos III, em Salvador, e agora quer conquistar a América.